3565 Publicações -

Provas Anteriores: saiba porque e como estudar

há 3 meses     -     
Provas Anteriores: saiba porque e como estudar


Perceber visualmente palavras num texto seria o start do fluxo de informação. É assim que ela entra no Sistema de Memória Sensorial, onde é guardada brevemente até que entre no Sistema de Memória de Curta Duração. Então, a informação transformada através de um processo de codificação e, assim, integrada na memória. O que pode afetar a facilidade com que ela seja recuperada posteriormente.
 
Seria mais ou menos assim o processo de aprendizado, de acordo com um artigo da pesquisadora Evely Boruchovitch. É mais ou menos por causa de todo esse processo que você consegue lembrar do conteúdo estudado - e aprendido! - na hora daquela prova que vai mudar sua vida.
 
Tá. Mas faz o que para reter a informação tão necessária para garantir a aprovação?

Uma boa estratégia de aprendizagem é a resolução de questões. "Óbvio", você deve pensar! Senão nós aqui na Sanar não teríamos uma infinidade de produtos apenas com questões (dá uma olhada na nossa loja pra escolher algum, inclusive). O grande “x” é que responder às provas anteriores da banca realizadora do seu concurso ou residência fará muita diferença no resultado final.
 
Conhecer para dominar
Antes de tudo, você precisa conhecer com quem (ou o quê) está lidando. Não é à toa que todo combatente daria um doce para conhecer a estratégia do seu rival. Respondendo a questões de provas anteriores você vai ter noção dos conteúdos mais recorrentes naquela banca - e, assim, direcionar seus esforços, caso tenha dificuldades com algum tema. Vai perceber se a banca é dada a pegadinhas ou truques (tipo aquele “não” no meio da sentença que muda toda a ideia da frase). Ou, quem sabe, dá até a sorte de ter na sua prova uma questão já usada em certames anteriores.
 
Teste drive
Assim como as concessionárias põem seus carros à prova no test drive, você também avalia seu nível de aprendizado ao responder questões de concursos anteriores. E essa avaliação ocorre em dois níveis, concomitantes: ao passo que mensura se assimilou os conhecimentos que tanto tem estudado, você também avalia seu desempenho naquela banca específica, naquele grau de dificuldade. E fora que, veja só, imagina que máximo conseguir fechar a prova do seu concurso dos sonhos, ainda que do ano anterior?
 
Se responder direitinho, todo mundo passa
É pra responder questões, sim, mas também não é bagunça. Existem métodos diferentes para incluir essa parte prática na sua rotina. Há quem escolha os conteúdos a serem estudados (ou revisados?) de acordo com as questões que errem. Por exemplo, se errou uma questão sobre legislação do SUS, as suas próximas horas de estudo seriam dedicadas a isso. Mas há também quem invista nas questões depois de esgotar toda a teoria.
 
Tipo assim: uma vez estudado o que deveria sobre clínica cirúrgica de grandes animais, que tal responder a algumas questões? Você é a única pessoa que saberá a dose ideal de teoria e prática, de acordo com a fase de estudos em que está.
 
Não perca tempo
Agora, sim, organizando direitinho, você responde a todas as questões da forma correta e deixa seu concorrente em desvantagem. É porque conhecendo a prova, identificando o estilo das questões e uma vez atento ao conteúdo que costuma ser cobrado, você não perde tanto tempo montando uma estratégia para responder a prova.
 
Afinal, você já vai saber por onde começar, como dividir o tempo disponível para cada questão e qual método é mais eficiente para aquela avaliação. Por exemplo: se for uma banca dada a pegadinhas, você se concentra em identificar se existe alguma naquele enunciado, para então dar atenção às alternativas.
 
Mas você também pode interpretar esse item como um "não perca tempo e invista logo em algumas provas"! Aqui na Sanar você encontra, além de livros com questões comentadas, um banco de provas à disposição.
 
E como dica nunca é demais, tome nota de mais algumas:
  • questões comentadas podem te ajudar a sanar dúvidas que ainda existam sobre aquele determinado tema;
  • foque em questões que sejam específicas sobre o assunto que você está estudando;
  • e exercite, mas exercite mesmo! Pelo menos 50 questões sobre o assunto estudado. Um dia você ainda vai comentar aqui que chegou a 200!
 
Quer aproveitar e começar a responder questões agora?
Clique aqui e conheça nosso filtro com mais de 100 mil provas de todas as áreas e concursos.

Aprofunde também o conhecimento estudando através de livros de questões comentadas - a união da teoria e prática que te leva no caminho da aprovação!

ODONTOLOGIA | NUTRIÇÃO | PSICOLOGIA | ENFERMAGEM | FARMÁCIA | FISIOTERAPIA | MEDICINA | MEDICINA VETERINÁRIA
 




3565 Publicações - 0 Seguidores

  • 3565 Publicações