3492 Publicações -

Estudos mostram que ácido acetilsalicílico pode causar erosão dentária

há 3 anos     -     
Estudos mostram que ácido acetilsalicílico pode causar erosão dentária


Durante pesquisa, notou-se erosão na superfície do esmalte e da dentina dos dentes extraídos imersos na solução de água com ácido acetilsalicílico.

Clinicamente, foram realizados estudos com pessoas que ingeriram seis doses de ácido acetilsalicílico em pó por dia durante dois e três anos, sendo observado que a superfície oclusal dos molares, pré-molares inferiores demonstraram grave erosão, assim como o lado voltado para a língua dos dentes anteriores inferiores.

Em outro estudo, foram analisadas 42 crianças que sofriam de artrite reumatoide e tomavam ácido acetilsalicílico em comprimidos. Destas 42, 17 crianças que engoliram os comprimidos sem mastigá-los não apresentaram erosão dentária. As outras 25 crianças que mastigaram os comprimidos apresentaram severa erosão nos molares primários superiores e inferiores e nos primeiros molares permanentes.

Conclui-se que o uso de ácido acetilsalicílico pode contribuir para a erosão dentária, afetando a estrutura da superfície do dente e, dependendo de como é ingerido, pode causar irritação nos tecidos moles da boca.
3492 Publicações - 0 Seguidores

  • 3492 Publicações