3449 Publicações -

Exame ultrassonográfico auxiliando no diagnóstico de câncer de mama em pequenos animais

há 1 ano     -     
Exame ultrassonográfico auxiliando no diagnóstico de câncer de mama em pequenos animais


A formação de grupos ou acúmulo de células no organismo pode desencadear em tumores, esses podem ser malignos ou benignos.

Neoplasia (câncer) é o nome dado ao grupo de células malignas que invadem os órgãos ou tecidos de forma agressiva, essas se não tratadas precocemente podem sofrer metástase e se espalhar pela corrente sanguínea afetando outras partes do organismo.

O acúmulo de células benignas resulta no aumento do local onde ocorre, porém não causam riscos a saúde do animal e não se espalham pelo organismo.

Cães e gatos são suscetíveis à doença, principalmente as fêmeas por apresentarem taxas de produção hormonal alta, ligada ao sistema reprodutivo. A alta concentração de hormônios pode desencadear o aparecimento das neoplasias, tendo como uma das mais conhecidas o câncer de mama.

O exame de ultrassonografia auxilia no diagnóstico dessa doença, podendo ser observado, ou não, um padrão característico de malignidade. Na maioria dos casos é necessária a intervenção cirúrgica com o intuito de remover o tumor ou câncer.

A decisão da retirada dessa anomalia vai proceder de acordo com estado clínico do animal, o que deve ser avaliação através de exames laboratoriais, raios x, ultrassonografia e até mesmo a palpação. O tratamento passará por indicações e acompanhamentos do médico veterinário.

Após a remoção dos tumores é indicado ao tutor do animal que faça a castração com o intuito de prevenir o aparecimento de novos.

Fonte: Revista Veterinária
3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações