Conheça as novas regras do governo para concursos!

há 1 semana     -     
Conheça as novas regras do governo para concursos!



O atual governo anunciou que, até o início de abril, serão divulgados dois novos decretos com o objetivo de enxugar a máquina burocrática.

 

Um dos decretos estabelecerá novas regras para a abertura de concursos públicos no Brasil. Concursos considerados não essenciais pela equipe do governo serão barrados.
 

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que não é preciso ficar alarmado com essas novas medidas. Quase todo ano, independente do governo, decretos do tipo são divulgados e poucas são as conclusões reais e imediatas advindas deles. Os concursos que já estão em andamentos não devem ser afetados e as novas medidas não irão atingir profundamente a estrutura de seleção de pessoas.

 

Então, quais serão as principais mudanças?

O que irá acontecer é que, com o decreto, a realização de concursos será condicionada à adoção de determinadas medidas para promover a eficiência administrativa do serviço público.
A ideia é tornar as regras mais firmes para a realização dessas seleções, de modo a otimizar a quantidade de vagas a serem preenchidas. As medidas não precisarão da aprovação do Congresso para entrarem em vigor.

 

Para que a abertura de novas seleções seja autorizada, os órgãos terão que cumprir 12 etapas de exigências. Dentre elas estará a automação e digitalização estratégica da gestão e a modernização da oferta de serviços.

 

O segundo decreto apresentará os critérios para a ocupação de cargos e funções. O indicado terá que cumprir requisitos específicos para que a nomeação seja efetivada. Serão cobrados, por exemplo, formação, experiência e antecedentes criminais.

 

Paulo Guedes, ministro da Economia, recebeu do governo Temer o legado de 140 pedidos de autorização de novos concursos.

 

Com o novo posicionamento, todos devem passar por uma avaliação detalhada das necessidades e da disponibilidade dos profissionais. É possível que seja necessária a elaboração de novas solicitações que atendam às novas regras estabelecidas.

Novo perfil de concursos

 

Novas vagas deverão ser abertas em setores estratégicos, como Receita Federal, INSS, Banco Central, IBGE e Ministério da Saúde, mesmo que em menor volume.

 

Em compensação, a frequência de concursos tende a ser maior, melhor distribuída e engendrada, permitindo que o programa de preparação seja mais facilmente implementado, como já ocorre nas Forças Armadas.

 

Quem pode se beneficiar com isso é o concurseiro dedicado, que estuda e se prepara de forma planejada para os concursos que deseja fazer. Os profissionais mais interessados na carreira pública serão mais facilmente atraídos por esse novo perfil de concurso. Os estudos poderão ter que ser intensificados, mas as vagas continuarão surgindo.

 

Ou seja, o importante é não aguardar o edital sair para começar a estudar, mas começar desde já a preparação para não ser pego de surpresa.

 

Que tal começar agora? Aprenda como estudar para concurso e como passar no nosso artigo Como estudar para concurso: aprenda como passar agora!”.

 

Nele você vai aprender a:

 

  • Definir seus objetivos de forma clara;
  • Fazer o seu cronograma de estudos;
  • Organizar seu local de estudos;
  • Utilizar as MELHORES técnicas e métodos de estudos;
  • Manter sua motivação alta para estudar.

 

GARANTA SUA APROVAÇÃO COM A SANAR!

Medicina | Enfermagem | Odontologia | Fisioterapia | Farmácia | Nutrição |  Psicologia | Veterinária




51 Publicações - 2 Seguidores

  • 51 Publicações