DESAFIO | Hipertrofia do ventrículo direito?

há 5 meses     -     
DESAFIO | Hipertrofia do ventrículo direito?
desafio-licardio

APRESENTAÇÃO DO CASO:
Recém-nascido masculino, nascido de parto vaginal, pesando 2.850kg ao nascimento, vem à consulta de puericultura em seu sétimo dia de vida com sua genitora. Traz consigo alguns exames, dentre eles um eletrocardiograma (ECG) com o seguinte laudo: DESVIO DO EIXO CARDÍACO PARA A DIREITA (+140 graus).  Ao exame físico, notou-se diminuição da frequência cardíaca (FC) na fase da expiração.
eletrocardio
Fonte: arquivo pessoal do autor
 
QUESTÕES PARA ORIENTAR AS DISCUSSÕES
A) O desvio do eixo descrito no ECG é fisiológico ou patológico? Justifique.
B) Havendo esse desvio do eixo para a direita, como está o complexo QRS nas derivações DI e aVF?
C) Que derivações precordiais adicionais são importantes para melhor avaliar o coração direito da criança?
D) A diminuição da frequência cardíaca tem significado patológico?
 
GABARITO:
 
A) Fisiológico, pois, ao nascimento, as características da circulação fetal condicionam no recém-nascido uma hipertrofia VD relativa com um eixo do QRS no plano frontal habitualmente entre +110 a +180º (“desvio direito do eixo”). Habitualmente, após o primeiro mês de vida e ao longo dos primeiros anos de vida, em relação com a regressão das forças ventriculares direitas, verifica-se uma relativamente rápida alteração do eixo com desvio para a esquerda
B) DI negativa e aVF positiva
C) Na Pediatria, para melhor avaliação do coração direito, aconselha-se o recurso a derivações adicionais (V3 R e/ou V4 R)
D) Não, essa diminuição da FC se chama “arritmia sinusal respiratória”, mais frequente na idade pediátrica, sem significado patológico.
Referências : III DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA SOBRE ANÁLISE E EMISSÃO DE LAUDOS ELETROCARDIOGRÁFICOS- Sociedade Brasileira de Cardiologia • ISSN-0066-782X • Volume 106, Nº 4, Supl. 1, Abril 2016.
 

A Liga de Cardiologia e Pneumologia da Universidade Estadual do Ceará é orientada pelo médico cardiologista Dr. Filadelfo Rodrigues Filho, professor da UECE e atual coordenador do Centro de Estudos do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A liga conta com módulos de ensino bastante enriquecedores, que visam à capacitação dos estudantes para estágios, além de atividades de pesquisa e dois grandes projetos de extensão: o Viva Coração e o RCP para todos. O projeto de inclusão da Pneumologia pela LICARDIO é recente, mas conta com excelentes ideias que já estão saindo do papel e terão forte impacto na produção científica da liga, visando sempre abrir fronteiras e tornar o conhecimento médico cada vez mais acessível.

  • 9 Publicações