3596 Publicações -

Institutos de Perícia e Polícias: Saiba tudo sobre os Concursos Públicos na área da saúde

há 1 semana     -     
Institutos de Perícia e Polícias: Saiba tudo sobre os Concursos Públicos na área da saúde


Concurseiros! Dando uma olhadinha aqui no Blog, temos certeza que você já viu o resumão da programação 2019 para Concursos, não é?

No Brasil, alguns dos concursos de polícia e perícia mais aguardados estão sempre abertos e previstos. A disponibilidade aumenta com o passar do tempo e os concursos ficam cada vez mais frequentes e com maior número de oportunidades para cada área.

Em 2017 e 2018, vários Departamentos de Polícias Civil ou Militar, tiveram concursos com vagas para Perícia. São eles:

- Polícia Federal
- Polícia Militar do Amazonas
- Polícia Civil de Roraima
- Polícia Civil do Piaui
- Polícia Civíl de Sergipe (vagas apenas para Delegado, espera-se para 2020 concurso para Peritos!)
- Polícia Civil de Santa Catarina

Para 2019, temos vários outros programados ou com edital já divulgado:

- Polícia Militar do Espirito Santo
- Polícia Civíl de Pernambuco
- Polícia Militar do Mato Grosso do Sul
- Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul

FUNÇÕES DE CADA CARGO

Dentro dos departamentos de polícia e perícia, cada profissional da saúde exerce uma diferente função.

Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Psicólogos podem ingressar como PERITOS.

1.Perito Criminal (Farmacêuticos e Psicólogos)
Realizar atividades de nível superior em Farmácia ou Psicologia, de grande complexidade, relativas à perícia criminal em nível estadual, realizando exames e laudos periciais relacionados às investigações criminais requisitados pela autoridade judiciária ou policial.

2. Legistas (Médicos e Dentistas)
Diligenciar ou pesquisar visando à coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais; Proceder a exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação acadêmica; Executar perícias em locais relacionados à prática de delitos; Proceder à perícia na área de balística forense; Realizar perícias na área de reprodução simulada dos fatos; Realizar coletas de materiais destinados a exames complementares.

Veja como se preparar para o cargo de Médico Legista 

Profissionais da saúde, das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Medicina, podem ingressar como parte da Corporação de Sáude da Polícia Militar de qualquer estado da federação para cumprir funções relativas à assistência à saúde dos integrantes da Polícia e seus dependentes.

Além disso, Nutricionistas podem ser responsáveis por tomar conta da alimentação em refeitório da equipe.

Por último, oficiais da área de Medicina Veterinária são encarregaos pela assistência aos animais da coorporação militar e fiscalização sanitária no que compete à profissão.

CONFIRA AQUI TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA SER CONCURSADO EM 2019

ETAPAS DE SELEÇÃO

Apesar de parcidos, os editais de Polícias Civil, Militar e Institutos de Perícia tem suas particularidades. Normalmente, o processo de seleção é feito em quatro etapas:

A) Prova Objetiva;
B) Prova Discursiva;
C) Avaliação de Títulos;
D) Curso de formação;

As provas objetivas tem em comuns assuntos como Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Criminalística, Identificação Humana, Noções de Medicina Legal, Noções de Odontologia Legal, Documentos Técnicos e Conhecimentos Específicos das áreas de trabalho.

Normalmente, estes são os únicos concursos em que o profissional de saúde terá que estudar algumas outras áreas que são se enquadram nos Conhecimentos Gerais de todos os certames, como as áreas do Direito e Criminalistica.

Já para as vagas de perícia relacionadas ao INSS, é necessário assimilar conteúdos relacionados ao Direto Civil e Previdenciário. São dois assuntos fundamentais para inserir em seu planejamento de estudos.

Além do estudo para as Provas de Conhecimentos Gerais e Específicos, os concursos contam com um Curso de Formação, que contará com testes físicos e formação militar ou da defesa civíl, tanto na teoria, quanto na prática.

Você deve iniciar a preparação antes do concurso para esses treinamentos. Esta é uma etapa geralmente eliminatória e classificatória que altera bastante o ranking criado após as provas objetiva e discursiva. Além disso, os primeiros colocados, em geral, tem benefícios – você não vai querer perder, não é?

COMO SE PREPARAR

Diante de um edital complexo e cheio de particularidades, é muito importantes seguir etapas básicas, mesmo que você já seja experiente no estudo para concursos públicos.

Leia o edital com atenção
É imprescindível que você leia o edital inteiro, “de cabo a rabo”, com MUITA atenção. Não deixe passar nenhuma etapa ou assunto de estudo. Pode significar a diferença entre você e o seu concorrente na classificação final do certame.
 
Faça um cronograma de estudos
Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos pensando nas disciplinas cobradas ena sua rotina pessoal. Ter um planejamento específico para o que está estudando no momento e para a sua rotina é o que pode te fazer de fato focar nos estudos.

Não deixe de revisar os conteúdos que tem menos dificuldade
Revise SEMPRE os conteúdos que tem mais conhecimento e responda questões dos últimos concursos. O que você mais sabe é onde não pode errar, não pode se deixar escorregar naquilo que considera ter mais sabedoria.

Fuja de expectativas negativas sobre o concurso
Evite pensamentos como: “odeio essa disciplina, não consigo entender” ou “nunca vou conseguir estudar aquela matéria”, ou talvem “esse concursos é muito concorrido para mim”. Os pensamentos negativos fazem com que você não priorize seu objetivo no concurso, bem como encontre justificativas como valvula de escape para o foco. Tudo que pode causar a sua derrota emuma dessas batalhas.

Tenha critérios na escolha de materiais para estudo
Acumular livros, apostilas e textos sem foco e destinação correta vão aumentar a ansiedade e os pensamentos negativos, sem ajudar muito na sua preparação correta.

Aposte em materiais específicos e diretos, como o Livro Preparatório com Questões Comentadas para Médico Legista. Preparatório para Perito Odontolegista ou o Livro Preparatório para Concursos em Perícia Criminal, sem deixar de lado os estudos de Língua Portuguesa e Informática – voltado para Concursos.



3596 Publicações - 0 Seguidores

  • 3596 Publicações