Introdução à Medicina Legal

há 1 ano     -     
Introdução à Medicina Legal

A tanatologia estuda a morte, que pode ser definida como “o estado do ser humano, quando já não pode sobreviver por suas próprias energias, cessados os recursos médicos por um tempo suficiente e isso se evidencia averiguado o silêncio cerebral e concomitantemente, a parada cardiorrespiratória em caráter definitivo”.

Há algumas divisões de morte, a saber:

·         Morte aparente: estados patológicos do organismo simulam a morte, podendo durar horas, sendo possível a recuperação pelo emprego imediato e adequado de socorro médico;

·         Morte relativa: estado em que ocorre parada efetiva e duradora das funções circulatórias, respiratórias e nervosas, associada à cianose e palidez marmórea, porém acontecendo a reanimação com manobras terapêutica;

·         Morte intermédia: é a que precede a absoluta e sucede à relativa. Experiências de Quase Morte são relatadas aqui;

·         Morte absoluta: estado que se caracteriza pelo desaparecimento definitivo de toda atividade biológica do organismo e com a presença de fenômenos cadavéricos.

Os fenômenos cadavéricos podem ser divididos em abióticos e transformativos. Os abióticos por sua vez são subdivididos em imediatos e consecutivos.

Fenômenos abióticos imediatos são: Perda da consciência, imobilidade, relaxamento muscular, relaxamento dos esfíncteres, parada cardíaca e ausência de pulso, parada respiratória, insensibilidade, fáceis hipocrática, entre outros.

Fenômenos abióticos consecutivos são: resfriamento do corpo, rigidez cadavérica, presença de livores e manchas de hipóstases.

-----Gostando do conteúdo? Discuta com a gente nos comentários!---- 

Já os fenômenos transformativos são subdivididos em destrutivos e conservadores. Os fenômenos transformativos destrutivos são classificados em: autólise, putrefação e maceração.

Os fenômenos transformativos conservadores são classificados em: mumificação, saponificação, calcificação e corificação.

Nosso próximo material abordará a avaliação do tempo de morte a partir de sinais apresentados pelo cadáver. Até breve!

 

REFERÊNCIAS

FRANÇA, G. V. Medicina legal, 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

  • 1 Publicações