70 Publicações -

Como se tornar um médico legista?

há 7 meses     -     
Como se tornar um médico legista?


A Medicina Legal é uma zona de fronteira: serve ao Direito, mas tem suas bases na Medicina. Como ciência, é exigida sempre que o conhecimento técnico especializado é necessário para resolver um caso de  interesse da Justiça ou da Administração Pública

A literatura médica, traz vários conceitos sobre o que é Medicina Legal. Vamos dar uma olhada em alguns destes conceitos: 
 
  • Conjunto de conhecimentos médicos voltados para a leitura e interpretação de fatos e ocorrências incidentes na natureza humana e de relevante interesse para a justiça;
  • Contribuição da Medicina, da tecnologia e outras ciências afins à questões do Direito, na elaboração das leis, na administração judiciária e na consolidação da doutrina;
  • Especialidade médica. 

Diz-se muito que o perito é o juiz do fato. O cidadão procura o Poder Judiciário, quer uma resposta, e muitas vezes o magistrado não pode dar essas resposta apenas com o conhecimento jurídico de que detém. E é, então, que o conhecimento médico é crucial. 

A perícia médica é aquele ato propedêudito ou exame, feito por médico, com a finalidade de colaborar com as autoridades administrativas, policiais ou judiciarias na formação de juízo a que estão obrigadas.  São perícias, por exemplo, a aplicação de exames técnicos ou científicos, junto as varas judiciais, ou exames de Corpo de Delito indireto ou direto, a serviço das polícias civis ou da Polícia Federal. 

É dever do Perito arguir o nexo de causa e efeito em diversas situações. São exemplos destas: 
  • doença ou lesão x morte;
  • doença ou sequela de acidente x invalidez ou incapacidade;
  • acidente x lesão;
  • doença ou acidente x exercicio da atividade laboral;
  • desempenho da atividade x riscos. 

CARREIRA

Para se tornar um perito, via de regra, só é necessário ter a Graduação em MedicinaInscrição no Conselho Regional de Medicina. Alguns concursos, na fase classificatória, podem atribuir pontos para aqueles profissionais que tenham título de especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas ou em alguma especialidade específica, como Medicina do Trabalho. 

O Périto Médico pode atuar em diversos órgãos, entre eles:
  • Departamento de Polícia Técnica ou Cienífica - Secretarias de Seguirança Pública;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Juntas médicas dos servidores públicos municipais, estaduais ou federais;
  • Departamento de Trânsito (DETRAN).

Como em diversas outras áreas, os profissional da Medicina Legal tem no Concurso Público a chance de se estabelecer com segurança. Veja alguns editais com vagas para Médico Legista que estão com as inscrições abertas ou devem ser divulgados em breve:
 
CONCURSO  SITUAÇÃO SAIBA MAIS
Prefeitura de Limeira - SP inscrições até 11 de fevereiro Limeira, no interior de São Paulo,  seleciona médico legista
Polícia Científica - PA  inscrições até 11 de fevereiro Polícia Científica do Pará
Polícia Civíl - ES previsto para 2019 Polícia Civíl do Espirito Santo conta com EDITAL em processo de finalização
Polícia Cívil - RJ previsto para 2019 Polícia Civil do Rio de Janeiro já está selecionando BANCA
Polícia Civil -  AM previsto para 2019 Concurso da PC do Amazonas já tem comissão formada




 


70 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros. 

 

  • 70 Publicações