93 Publicações -

Qual o melhor plano de estudo?

há 1 ano     -     
Qual o melhor plano de estudo?


Flash Card, Mapa Mental, Questões, Simulados… Qual a melhor forma de estudar?
É claro que não há uma resposta certa para isso: o melhor método para estudar é aquele que funciona melhor para você.
Se você ainda está no 5º ano da faculdade, é válido passar esse ano experimentando estes vários métodos, e então estabelecer qual(is) você irá seguir no ano que vem.
Se você já pretende prestar a prova no final deste ano, também é possível tentar novos métodos - mas não insista neles se você não notar resultados. Tempo é importante, então não o gaste com algo que não está sendo eficaz.
 
FLASH CARDS
São muito bons para as pessoas que aprendem melhor escrevendo sobre um assunto do que apenas lendo a respeito. Além disso, são úteis quando há muitos fatos a serem memorizados.
Contudo, lembre-se de que eles demandam certo tempo para serem feitos... O ideal é que sejam feitos com antecedência, pois servirão para aquelas revisões e consultas rápidas quando as provas estiverem se aproximando.
Uma dica para quem estiver pensando em usar este método é o site https://quizlet.com/pt-br no qual é possível fazer flash cards online (mais rápido do que fazer à mão).
 
MAPA MENTAL
Mapas mentais são esquemas ilustrados sobre determinado tema. Por aliarem conteúdo escrito com imagens, os mapas mentais estimulam mais a sua mente, e tornam o conteúdo mais fácil de memorizar. E, quando você for revisar o tema, as informações mais importantes seriam resgatadas com facilidade.
Contudo, a depender da pessoa, podem ser tão ou mais demorados de serem elaborados do que flash cards… E, se não forem bem feitos, podem ficar bastante bagunçados visualmente…
É possível fazer mapas mentais on-line, pra quem prefere estudar no computador: um software que pode ser usado é o https://imindmap.com/how-to-mind-map/
 
QUESTÕES
Dá para aprender bastante por meio da resolução de questões.
Contudo, é importante ter um certo critério ao escolhê-las… Por exemplo, certas instituições exigem que os candidatos conheçam muitos epônimos; algumas cobram um conhecimento mais aprofundado de determinadas áreas da medicina; outras colocam em suas provas protocolos que são seguidos apenas pelas próprias instituições, e que diferem de protocolos do Ministério da Saúde… e assim por diante. Assim, ao responder perguntas, escolha aquelas que se encaixam no estilo e nos temas mais cobrados pelos locais que você irá prestar. Fiquem de olho na nossa página, que de tempos em tempos costuma compartilhar questões de determinados concursos para vocês tentarem resolver!    
 
SIMULADOS
Resolver simulados talvez seja um método de estudo essencial para TODOS que estão prestando a prova de residência. Provavelmente vocês já devem saber disso da época do vestibular, mas lembrem que simulados servem para aprender a controlar o tempo, descobrir as suas fraquezas e conhecer os tipos de questões e temas cobrados na instituição de escolha.
E, aproveitando a deixa… Fica a dica para vocês: no dia 29 de abril, vai rolar o SIMULADO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA promovido pela Sanar! Será uma ótima oportunidade pra aprender, treinar e, o melhor de tudo: poder ganhar PRÊMIOS!!! (dinheirodinheirodinheiro). Então entrem agora em https://residencia.editorasanar.com.br/simulado-residencia-medica/ e se inscrevam!
93 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 93 Publicações