Qual é a melhor residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial?

há 5 meses     -     
Qual é a melhor residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial?
 

Muitos candidatos apresentam dúvida em qual programa de residência se inscrever e utilizam como critérios de escolha: a concorrência, indicação de pessoas próximas e da área, número de cirurgias realizadas por ano, proximidade de casa. Mas e aí, qual é a melhor residência em buco do Brasil?

Podemos adiantar que não existe a melhor residência, cada serviço apresenta suas vantagens e desvantagens, sua programação e proposta de ensino, cabe ao candidato escolher a que melhor se adequa ao seu perfil e expectativas.

Para ajudar na escolha do programa de residência em cirurgia buco-maxilo-facial o candidato pode levar em consideração as normas sobre o anúncio e exercício da especialidade, presente na Resolução CFO nº 22 de 27/12/2001:

    Art. 7º As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais incluem:
a) implantes, enxertos, transplantes e reimplantes;
b) biópsias;
c) cirurgia com finalidade protética;
d) cirurgia com finalidade ortodôntica;
e) cirurgia ortognática; e,
f) Diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos; afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação têmporo-mandibular; lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manifestação maxilo-facial, em colaboração com neurologista e neurocirurgião.

         Desta forma, o programa de residência deve oferecer todo o conteúdo citado acima, por meio de aulas teóricas e atividades a níveis ambulatorial e hospitalar. Sendo assim, é importante conferir no edital de cada programa as atividades ofertadas e os campos de estágio.

Além de se atentar as áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é necessário observar as competências do hospital.

          Segundo a resolução CFO nº 22 de 27/12/2001, no capítulo IV, Art. 14, compete ao hospital:
I - proporcionar um mínimo de 8 (oito) horas semanais sob anestesia geral, para cirurgias eletivas, excluindo-se as cirurgias de urgência;
           II - proporcionar atividades cirúrgicas ambulatoriais e hospitalares diversificadas, em cirurgia bucal, traumatologia, correção de deformidades dentofaciais, patologia e demais áreas da especialidade. As atividades cirúrgicas não podem ser restritas somente a uma área da especialidade;
III - promover visitas diárias aos pacientes internados, com discussão dos casos, tendo a participação de pelo menos 1 (um) docente;
 IV - ter um programa de atividades didáticas, aulas e seminários, que contemple o conteúdo programático de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e áreas afins;
       V - oferecer acesso à biblioteca própria, departamental ou institucional, com livros de texto, periódicos relacionados à especialidade e acesso a meios eletrônicos de informação.

Mas qual a melhor residência em cirurgia buco-maxilo-facial?

A melhor residência é aquela que oferece as atividades e conteúdos descritos na resolução do Conselho Federal de Odontologia, devendo ofertar o conteúdo teórico abrangente da especialidade, atividades ambulatoriais com ênfase em cirurgia oral menor e diagnóstico em patologias bucais e atividades hospitalares (urgência, enfermaria e cirurgias eletivas). O candidato deve observar em quais hospitais o programa de residência pretendido apresenta convênio e se esses suprem a demanda exigida da especialidade.  Atualmente, muitas residências apresentam o perfil descrito na resolução, muitas bem-conceituadas e espalhadas pelo Brasil. Em breve, falaremos sobre as mais concorridas, fiquem atentos!
Enquanto isso, confira as residências que estão abertas em todo o Brasil!


 
46 Publicações - 6 Seguidores

Sou o Dentista Concurseiro da Editora Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do dentista no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

Caso tenha alguma sugestão, pode falar com concurseirodentista@gmail.com

  • 46 Publicações