4130 Publicações -

As melhores residências em saúde do Brasil

há 1 ano     -     
As melhores residências em saúde do Brasil


Só você sabe o trabalho que deu concluir o curso escolhido na área de saúde. E a residência, que vai consagrar todos os seus esforços, não pode ser qualquer uma, não é mesmo? Pensando nessa escolha que você deve fazer, montamos uma lista com as melhores Residências Multiprofissionais em saúde do Brasil.

Quanto à remuneração e à carga horária não há muitas diferenças. O padrão é 60 horas semanais, duração de 02 anos (exceto Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é 03 anos), 80% de parte prática e 20% de teórica, com remuneração de R$ 3.330,43. Que tal conhecer as peculiaridades de cada uma antes de eleger aquela para concentrar seus esforços?
 

1. Residência em saúde da USP

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Faculdade de Medicina da USP são concorridos, e não à toa. A universidade oferece vagas nas formações de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia. Os programas acontecem nos respectivos institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como Instituto do Coração (Incor) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. 
 

2. Residência em saúde do Hospital Santa Marcelina

O hospital com atendimento prioritariamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diferentes modalidades de residência, inclusive a Multiprofissional. Neste caso, o estudante pode escolher entre os programas de Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia (com bolsas para as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia), Residência Multiprofissional em Saúde da Família (atende áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional) e Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (com bolsas para fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia e serviço social). As inscrições para as seleções costumam acontecer entre setembro e dezembro de cada ano. 
 

3. Residência multiprofissional do Hospital Sírio Libanês

Não precisamos dizer aqui que o Hospital Sírio Libanês é referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complexidade, ou que lá existe o que há de mais sofisticado em tecnologia, porque você certamente sabe. Vamos às opções de programas de residência disponíveis, afinal, é isso que interessa, né? Então lá vai: entre os programas de residência estão 04 programas de Residência Multiprofissional (Cuidado à Saúde da Criança, Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico e Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde) e 06 programas de Residência Uniprofissional (Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia). A instituição oferece também o Ano Adicional, para aqueles que concluíram a residência e desejam aprimorar suas habilidades em alguma área de atuação, e Especialização em Regime de Residência, um programa de pós-graduação Lato Sensu em regime de dedicação integral.
 

4. Residência em saúde do Hospital de Câncer de Barretos

O estudante que deseja se especializar em oncologia tem como opção a Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos, que disponibiliza anualmente 46 vagas para Residência Multiprofissional, nos programas de Biologia Molecular, Biomedicina, Enfermagem Oncológica, Física Médica em Radioterapia, Fisioterapia Oncológica, Fonoaudiologia, Nutrição Oncológica, Odontologia, em medicina intensiva e em pediatria. As inscrições para costumam acontecer entre agosto e dezembro de cada ano. 
 

5. Residência multiprofissional da UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) libera anualmente edital para Residência Multiprofissional. Nos últimos processos seletivos foram ofertadas 116 vagas para os programas de Atenção à Saúde da Criança, Terapia Intensiva Adulto, Cardiologia, Terapia Intensiva Neonatal, Saúde Materno-Infantil, Atenção Materno-Infantil e Atenção Básica. A seleção também incluiu formação de cadastro reserva nas linhas de Residência em Atenção Psicossocial e de Saúde da Mulher. Podem participar desse edital profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia. Os programas acontecem no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). 

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA RESIDÊNCIA
Você sabe PLANEJAR os seus estudos?  
Desenvolva um estudo inteligente (não estudos pesados) em 3 passos 
 

6. Residência em saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferece duas opções para os estudantes. Os programas em Residência Multiprofissional são de Saúde do Idoso e Saúde Mental. Há também a opção para Residência Uniprofissional, nos seguintes programas: enfermagem, nas áreas cirúrgica (cardiovascular, centro cirúrgico, cirúrgica),  clínica (enfermagem do trabalho, nefrologia, psiquiatria e saúde mental e terapia intensiva) e mulher e criança (neonatologia, obstétrica, pediatria e saúde do adolescente); em fisioterapia (geral e pediatria e neonatologia); em nutrição (nutrição clínica); em odontologia (cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial); em psicologia (clínica institucional). 
 

7. Residência da Universidade Federal do Paraná 

Além de ser uma das que possuem maior quantidade de programas de Residência Médica, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece algumas opções para quem deseja fazer Residência Multiprofissional. Desde 2010 a UFPR oferta vagas para as cinco áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e do Idoso, Urgência e Emergência, Hematologia e Oncologia, além de Cardiovascular. Podem se candidatar às vagas profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social
 

8. Residência em Enfermagem, na Marinha do Brasil

O programa de Residência em Enfermagem da Marinha do Brasil é uma opção para quem deseja uma experiência diferenciada. A especialização é resultado de um convênio entre a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e o Hospital Naval Marcílio Dias, da Marinha. As aulas teóricas ocorrem na instituição de ensino e a parte prática do programa, na unidade de saúde. O processo seletivo possui apenas duas etapas, ambas eliminatórias: conhecimentos profissionais (também classificatória) e verificação de documentos.
 

9. Residência multiprofissonal da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece programas Residência Multiprofissional em suas instituições hospitalares: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Instituto de Doenças do Tórax, Instituto de Neurologia Deolindo Couto, Instituto de Psiquiatria, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Instituto de Ginecologia e Maternidade Escola. Os processos seletivos costumam inscrever candidatos no mês de outubro, então, é bom ficar atento!
4130 Publicações - 1 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4130 Publicações