3449 Publicações -

Memória fraca? Cinco dicas para estudar sem medo de esquecer o conteúdo

há 2 meses     -     
Memória fraca? Cinco dicas para estudar sem medo de esquecer o conteúdo


Rosana passou meses estudando o assunto para a prova de residência na área que sempre sonhou. Leu várias vezes todo o conteúdo e tinha certeza que estava tudo memorizado. Entretanto, foi só abrir a prova que ela percebeu que não havia aprendido, de fato, tudo que estudou. Ou, então, deu aquele branco e a memória falhou. Se identificou?

Essa situação é corriqueira entre muitos concurseiro e, para ajudar vocês a fixarem o conteúdo e não repetirem essa história, listamos cinco dicas especiais:
  1. Teste diferentes técnicas de estudo
O primeiro passo é entender qual a melhor forma de estudo para você. Há diversas técnicas como fichamentos, resumos, mapas mentais, diagramas e o aluno precisa testar as opções em que se identifique para descobrir qual delas o faz memorizar e aprender melhor o conteúdo.
  1. Revise o material estudado
Quando o concurseiro estuda o conteúdo mas não o revisa pouco depois, ele acaba tendo dificuldades de lembrar o que havia memorizado. Use a técnica de estudo escolhida para revisar a matéria logo nos dias seguintes. Mesmo que por meio de leitura-dinâmica, o aluno deve relembrar o assunto que já passou sempre que aprender novos.
 
  1. Faça testes do conhecimento adquirido
Após estudar e revisar as matérias, o concurseiro deve testar seu aprendizado. Se ao ler as questões, entender que não sabe as responder, deve investir mais tempo no material para depois, retornar ao simulado.
  1. Tente escrever sobre o conteúdo aprendido
Após assistir uma aula ou estudar um determinado assunto, o aluno pode tentar escrever sobre, destacando tudo que aprendeu. Sem copiar conceitos, o concurseiro deve pensar nos conceitos-chave e descrevê-los com suas palavras para perceber se de fato entendeu a aula que assistiu e aprendeu o assunto estudado.
 
  1. Estudar por no máximo uma hora e fazer intervalos
Um dos maiores problemas observados por concurseiros é a ausência de foco e concentração para estudar. A dica aqui é sempre parar depois de uma hora seguida de estudo. É preciso fazer um intervalo antes de voltar as aulas e livros por mais uma hora, menos tempo de bom estudo é melhor do que horas a fio de leitura sem ter nada absorvido.

Comece já seus estudos em
Nutrição | Fisioterapia | Odontologia | Psicologia | Medicina | Medicina Veterinária | Farmácia | Enfermagem

Bons estudos!




3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações