Metástase para SNC

há 1 ano     -     
Metástase para SNC

PLO, 62 anos de idade, sexo masculino, aposentado.

Queixa Principal: Internado na emergência devido à crise convulsiva generalizada. 

Antecedentes Patológicos: Retenção urinária há três meses e portador de HAS.

Exame Físico: REG, hemiparesia esquerda de predomínio braquio-facial, escore 15 da escala de coma de Glasgow. Fundoscopia: edema de papila bilateral. 

 

Exame laboratorial:

- Fosfatase alcalina = 100 mU/ml

- Fosfatase ácida = 160 mU/ml

- Fração prostática = 90 mU/ml

 

RX tórax: sinais de enfisema pulmonar incipiente. 

TC do crânio: Lesão hipodensa na região parietoccipital direita, com moderado efeito massa. Foi submetido à craniotomia osteoplática frontoparietal direita, seguida de remoção subtotal da lesão. 

Qual o possível resultado do exame anatomopatológico?

Metástase cerebral por adenocarcinoma de próstata

 

Qual a provável via de disseminação metastática? E como ela ocorre?

As vias pelas quais o SNC é envolvido pelo câncer de próstata são ainda discutida. Entretanto, o acometimento do cérebro ou da medula espinhal ocorre por extensão direta do tumor do osso adjacente para o espaço epidural. Além disso, a metástase cerebral por adenocarcinoma de próstata pode ocorrer por disseminação hematogênica a distância e somente após comprometimento dos ossos e pulmões. Tem sido relatado que o fluxo sangüíneo retrógrado do sistema venoso epidural e de veias vertebrais, e suas ricas comunicações anastomóticas com as veias das cavidades torácica e abdominal, podem ser a via de metástase para o SNC.Se supõem que a pressão nessas veias seja baixa e que o fenômeno Valsalva possa reverter o fluxo da veia cava inferior para o plexo venoso vertebral. Então, esse plexo venoso pode permitir a disseminação de células metastáticas para o SNC, sem antes passar através dos pulmões.

 

Quais as opções terapêuticas para o tratamento desse paciente?

As opções terapêuticas do adenocarcinoma de próstata incluem hormonioterapia, orquiectomia bilateral e prostatectomia nas fases iniciais da doença6 . O tratamento da metástase cerebral consiste na exérese cirúrgica em caso de lesão única, de fácil acesso cirúrgico e em área não eloqüente. A radiocirurgia estereotáxica tem indicação específica. A radioterapia convencional tem sido indicada de rotina na dosagem de 5.000 rads no leito tumoral6,8

 

  • 4 Publicações