3351 Publicações -

Mulheres Importantes da Saúde

há 1 ano     -     
Mulheres Importantes da Saúde


Quando falamos sobre história da medicina, quase nunca pensamos em mulheres. Mas, o que poucos sabem, é que elas não só podem como fazem, sim, parte dessa história, sendo muitas vezes até mais importante do que os próprios homens. A verdade é que algumas coisas não seriam possíveis hoje em dia se não fosse por causa dessas mulheres!
Nessa lista, temos importantes nomes como Elizabeth Blackwell, que foi a primeira ganhar um prêmio Nobel e mesmo Maria Curie, que começou seus estudos em química e acabou levando para a área de medicina.
Separamos 7 mulheres que marcaram a história da medicina!
Confira:
 
1) Elizabeth Blackwell (1821-1910)

Elizabeth estudou em uma época difícil para mulheres, ela não podia estudar por apenas ser mulher. Depois de várias reprovações ele finalmente conseguiu entrar em uma faculdade se    tornando a primeira mulher a estudar medicina.

2) Gerty Cori (1896-1957)

Ganhou um Prêmio Nobel de medicina. O prêmio foi dado por conta descobertas na área de medicina com a doença diabetes. Em 2004, ela foi novamente homenageada como um marco  para para química com para o esclarecimento no metabolismo de carboidratos.

Conheça o Preparatório Online para Concursos e Residências em Fisioterapia! 

3) Marie Curie (1867-1934)

Foi uma das pioneiras no estudo de radioatividade na medicina. Durante a primeira guerra mundial, atuou no estudo de radioatividade com relação a raio-x. Ela foi a primeira pessoa e é,  também a única mulher, a ganhar dois prêmios Nobel. Até hoje ela é lembrada e durante sua época, Marie foi um exemplo para outras mulheres entrarem em um mundo que só pertencia a  homens.

4) Gertrude Ellion (1918-1999)

Inspirada a estudar quando seu avô faleceu de câncer, ela fez grandes feitos para a medicina. Ela é bioquímica e ganhou o prêmio Nobel, com a invenção de drogas para serem usadas em
tratamentos de leucemia e quimioterapia.

5) Florence Nightingale (1820-1910)

Na Guerra da Criméia milhares e soldados morreram por falta de saneamento quando uma doença se espalhou por todos hospitais. Florence ficou indignada com a informação e montou a  primeira escola de enfermagem depois da guerra.

6) Cecilia Grierson (1859-1934)

Cecilia nasceu em Buenos Aires e é muito importante para a medicina, já que foi a primeira a mulher a estudar medicina na América do Sul. Além de estudar medicina ela era a favor de  movimentos feministas e escreveu um livro sobre cinesiologia, que estudo o movimento do corpo humano.

7) Margaret Sanger (1879-1966)

A americana foi uma das primeiras nos estudos natalidade. Ela fundou a primeira instituição de planejamento familiar e foi uma das primeiras mulheres a favor de pilulas  anti-concepcionais. A pílula infelizmente só saiu quando ela tinha 80 anos.


Dia 8 de Março é o dia delas, dessas mulheres incríveis e importantíssimas. E, assim como delas, também é o seu! Todo dia é dia para fazer algo sensacional. Força!

Conheça o Preparatório Online para Concursos e Residências em Fisioterapia! 
3351 Publicações - 0 Seguidores

  • 3351 Publicações