4648 Publicações -

Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar: Entenda a diferença!

há 1 mês     -     
Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar: Entenda a diferença!

Saiba a diferença entre Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar

Você sabe qual a diferença entre Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar?

Este é um tema muito necessário. Todos que trabalham em equipe precisam entender a diferença entre estes conceitos.

Por qual motivo? Por estarem intrinsecamente ligados ao processo de trabalho dos profissionais de saúde, principalmente aqueles que não labutam “isoladamente” e sim necessitam dos saberes de outros para que os resultados sejam alcançados.

Vamos aos conceitos?


CONHEÇA O NOSSO MAPA DE RESIDÊNCIAS E CONFIRA O EDITAL ABERTO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ!



Multidisciplinaridade:


Segundo (Bruscato et al, 2004) o trabalho da equipe multidisciplinar visa avaliar o paciente de maneira independente e executando seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. Logo, não há um trabalho coordenado por parte dessa equipe e uma identidade grupal. O médico, em geral, é responsável pela decisão do tratamento, e os outros profissionais vão se adequar a demanda do paciente e as decisões do médico referente a este;


Interdisciplinaridade:


A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde. (Campos,1995).


SAIBA COMO SE PREPARAR PARA PROVAS DE CONCURSOS E RESIDÊNCIAS NA ÁREA DA SÁUDE!



Transdiciplinaridade:


A transdisciplinaridade acena uma mudança. Ela tenta suprir uma anomalia do sistema anterior, não destrói o antigo, apenas é mais aberta, mais ampla. A necessidade da transdisciplinaridade decorre do desenvolvimento dos conhecimentos, da cultura e da complexidade humana. Essa nova complexidade exige tecer os laços entre a genética, o biológico, o psicológico, a sociedade, com a parte espiritual ou o sagrado devendo também ser reconhecidos. É uma epistemologia, uma metodologia proveniente do caminho científico contemporâneo, adaptado, portanto, aos movimentos societários atuais (PAUL, 2005).

A transdisciplinaridade se preocupa com uma interação entre as disciplinas, promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, visa cooperação entre as diferentes áreas, contato entre essas disciplinas (IRIBARYY, 2003).


Matérias Relacionadas:

+ Saiba 3 passos para fazer uma redação Nota 10 em Concursos!

Residência Multiprofissional em Saúde: O que é e Como fazer?

Entenda tudo sobre Legislação do SUS e passe em qualquer prova!

4648 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4648 Publicações