NA MEDICINA, PENSE COMO WILLIAM OSLER

há 1 ano     -     
NA MEDICINA, PENSE COMO WILLIAM OSLER

Para ser “o cara” em áreas de prática, como a Medicina, muitas vezes você tem que descobrir algo ou criar um grande método que melhore a vida das pessoas. O Médico William Osler (1849-1919) é marcado na Medicina mais pelos seus pensamentos e ideais. Mesmo estando no patamar de “pensador da Medicina”, ele é citado diariamente em aulas, congressos, trabalhos científicos, e sim, nas rodas de conversas e redes sociais.

            Mesmo tendo vivido no século 19, William Osler pensou à frente e suas citações colocadas hoje se enquadram como atuais. Canadense, patologista, amante da medicina interna e, sobretudo educador, por muitos é considerado o pai da Medicina Moderna. Publicou em 1892 a sua magnum opus; “Principles and Practice of Medicine” (princípios e prática da Medicina).

William Osler exaltava sempre a relação médico-doente e, como professor, aluno-doente. Levava suas ideias por onde andava, dizia que a aprendizagem maior era na beira dos leitos e menos nas salas de aula e livros. Sabendo de sua grande influência na Medicina moderna, você como estudante de Medicina e Médico, tem o dever de aprofundar um pouco nos pensamentos e trabalhos do grande William Osler. Vamos deixar algumas frases célebres, mas procure mais sobre ele, inclusive epônimos que levam seu nome por suas descobertas. Segue um artigo da Faculdade de Medicina da USP que descreve sua vida (http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_118_185-88.pdf).

 

"Medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade".

 

"Ao se observar um homem manusear um paciente é fácil reconhecer se ele possui ou não treinamento adequado e, para esse propósito, quinze minutos à beira do leito eqüivalem a três horas em escrivaninha".

 

"Nós apenas podemos instilar conhecimentos, colocar o estudante no caminho certo, fornecer-lhe métodos, ensiná-lo como estudar e, em primeiro lugar, capacitá-lo a discernir o essencial e o não-essencial".

 

"O mestre eficiente não se coloca em alturas, bombeando conhecimento sob alta pressão a recipientes passivos... ele é um estudante e mais idoso, ansioso para auxiliar os jovens".

"O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele".

 

"A medicina é aprendida à beira do leito e não nos anfiteatros”.

 

“O método natural de ensino começa com o paciente, continua com o paciente e termina com o paciente, usando livros e aulas como ferramentas para este fim”.

 

“O jovem estudante tem que ter em mente que ele não está na faculdade, num curso médico, mas num curso de vida, no qual o trabalho de alguns anos é apenas uma preparação”.

 

“O bom médico trata as doenças, mas o grande médico trata o paciente”.

 

“Viva nas enfermarias. Não gaste horas do dia em algo que você possa ler à noite. Mas, após ver, leia. E quando puder, leia nas descrições originais dos mestres que com métodos rudimentares viam tão claramente”.

 

Mais pessoas morrem por comerem e beberem demais do que pela espada.” 
 

“Ver pacientes sem ler livros é como navegar sem mapa, mas ler livros sem ver pacientes é a mesma coisa que não navegar”.

 

“Só pedimos conselhos para apoiar nossas convicções”.

 

 

Referências

http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_118_185-88.pdf

http://revistafrontal.com/cultura/o-citavel-sir-william-osler/

http://www.incor.usp.br/conteudo-medico/decourt/momento%20de%20reflexao%20william%20osler.html

1 Publicações - 0 Seguidores

  • 1 Publicações