Ninflopastia

há 1 ano     -     
Ninflopastia

Ninflopastia

Nathalia de A. T. Maciel

Ninfoplastia é o nome dado à cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais. Também conhecida como labioplastia redutora, o procedimento é principalmente procurado por mulheres que apresentam insatisfação estética ou desconforto devido ao tamanho dos seus lábios vaginais, seja no uso diário de roupas, na prática de atividades físicas ou no ato sexual.

A cirurgia é simples e pode ser realizada com anestesia local e sedação, levando cerca de 40 minutos. Existem algumastécnicas disponíveis para o cirurgião plástico, mas atualmente a ressecção linear é a mais utilizada devido à sua simplicidade(1): o tecido excessivo é retirado a partir de uma incisão linear e as bordas são reaproximadas com sutura simples, de preferência com fio absorvível para que a paciente não tenha material de sutura in situ. O uso dessa técnica pode resultar em uma cicatriz espessa e causar desconforto e irritação(1), mas o pós-operatório geralmente segue bem e sem dor e a paciente pode voltar às suas atividades normais se se sentir confortável, evitando apenas relações sexuais de acordo com as recomendações médicas.

Os pequenos lábios vaginais têm a função de proteger a entrada do canal vaginal, auxiliando no controle de infecções bacterianas e ajudando na lubrificação, por isso é importante que o cirurgião não os reduza de forma exagerada, o que poderia acarretar, por exemplo, em ressecamento da região, principalmente em mulheres que já estão no período de menopausa.

Os resultados definitivos, sem edemas e com cicatrização mais evoluída, apresentam-se após 6 meses, como na maioria absoluta das cirurgias plásticas, mas na ninfoplastia o resultado pode ser alcançado após 2 meses de cirurgia.

(1) Wu J. A. Et al, Labioplasty for Hypertrophic Labia Minora Contributing to Recurrent Urinary Tract Infections, Female Pelvic Medicine & Reconstructive Surgery, Vol. 19, number 2, March/April 2013.

  • 2 Publicações