3272 Publicações -

Novas diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia visam a formação integral do profissional

há 2 anos     -     
Novas diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia visam a formação integral do profissional


A proposta de nova Diretriz Curricular para os cursos de Farmácia reafirmam a Assistência Farmacêutica e o medicamento como centro da formação do farmacêutico. Visão integrada das várias habilidades e campos de atuação na formação do profissional representam importante avanço e uma verdadeira inovação com relação às diretrizes anteriores.

O texto final aprovado durante o o II Fórum Nacional para Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia pode ser acessado aqui.

A proposta define, em seu Artigo 1º, o perfil do egresso dos cursos de Farmácia como “o profissional da saúde preparado para atuar no cuidado com o indivíduo, da família e da comunidade, com formação centrada na assistência farmacêutica, no conhecimento dos fármacos, dos medicamentos, de outros produtos para a saúde, de forma integrada às análises e toxicológicas, aos alimentos e aos cosméticos. A formação deve ser pautada em princípios éticos e científicos, capacitado para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde”.

O cuidado em saúde foi incorporado à proposta como principal eixo estruturante da formação dos futuros farmacêuticos. A atividade clínica pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias comunitárias, instituições de longa permanência e domicílios de pacientes, entre outros. Outro ponto que é importante destacar diz respeito a obrigatoriedade dos cursos serem presenciais. O CNS inclusive aprovou uma diretriz de que os cursos da área da Saúde não podem ser à distância. Essa orientação condiz com este pensamento dos profissionais da área da Saúde.

Para saber mais sobre os avanços do fórum, clique aqui.
3272 Publicações - 0 Seguidores

  • 3272 Publicações