3449 Publicações -

Nutrição Esportiva: Você sabe o real efeito do consumo de bebidas alcoólicas para a dieta?

há 8 meses     -     
Nutrição Esportiva: Você sabe o real efeito do consumo de bebidas alcoólicas para a dieta?


O consumo de álcool se encontra profundamente inserido nos costumes sociais dos indivíduos, e apesar de todos os seus malefícios muitas pessoas simplesmente não conseguem abrir mão deste hábito. Levando em consideração a importância da qualidade de vida e preservação do bem estar, o ideal seria um equilíbrio entre a manutenção de hábitos alimentares saudáveis sem que se abra mão das praticas da vida social. Para que sua dieta não acabe sendo (muito) prejudicada pelo consumo de bebidas alcoólicas, é importante que você saiba como isto é metabolizado pelo nosso organismo. Para ganhar uma compreensão de porque o álcool nos afeta da maneira como ele faz, é importante conhecer como ele é processado no organismo.


METABOLISMO DO ÁLCOOL

Depois de consumir a primeira bebida alcoólica , 25% deste álcool é absorvido diretamente a partir do estômago para a circulação sanguínea , sendo o restante feito através do intestino delgado. O álcool é geralmente absorvido muito rapidamente , mas sua velocidade de absorção depende de vários fatores :
 
- A quantidade de comida no estômago ( um estômago cheio atrasa a taxa de absorção) .
- Se a bebida é gaseificada ( champagne é absorvido mais rapidamente do que bebidas não- espumantes) .
- A concentração de álcool da bebida (bebidas com maior teor alcoólico são absorvidas mais rapidamente).
 
Cerca de 98 % do álcool que é consumido é transformado no fígado, com os outros dois a dez porcento sendo expelido através da urina , a respiração , ou suor . A quantidade de álcool em uma bebida padrão irá demorar cerca de 10 horas para ser processada , sendo que quanto mais é consumido , maior será o aumento do teor de álcool no sangue . Já quando o fígado processa álcool, este processo ocorre em uma de duas maneiras.
 
Na maioria das vezes , o álcool é reduzido inicialmente pela enzima álcool desidrogenase (ADH , que está contido nas células do fígado) . A outra maneira que o álcool pode ser processado é uma alternativa menos comum , que utiliza um conjunto diferente de enzimas do fígado . Esta via alternativa ,chamada de sistema etanol oxidante microssomal , é utilizada quando o sangue tem níveis muito elevados de álcool.


CALORIAS E NUTRIENTES
 
O teor de álcool das bebidas mais populares varia , por isso é importante saber exatamente qual a porcentagem de álcool de cada , para que se possa limitar todas as calorias vazias. As seguintes porcentagens são encontradas em 150ml de vinho , 350ml de cerveja e 30ml de bebida destilada .
 
Cerveja: 5% de álcool
Vinho: 12 % de álcool
Vodka e Whisky: 40% de álcool
 
O conteúdo calórico e quantidade de nutrientes de várias bebidas é demonstrado a seguir:
 
Cerveja
 
Uma lata de cerveja comum de 4-5% o álcool contém :
 -14 miligramas de sódio (1%) .
-12,6 gramas de carboidratos ( 4%) .
-1,6 gramas de proteína .
-14,2 miligramas de cálcio .
-96,1 gramas de potássio .
-Total de Calorias: 153 ( inclui 97 calorias do álcool ) .
 
Vinho:
 Um copo de Champagne contém:
-2 gramas carboidratos.
-Total de Calorias: 85 ( inclui 77 calorias do álcool ) .
 
Um copo de vinho suave contém:
 -9 miligramas de sódio .
-14,1 gramas de carboidratos.
-0,1 miligramas de cálcio .
-0,9 miligramas de potássio .
-Total de Calorias: 165 ( inclui 110 calorias do álcool ) .
 
Um copo de vinho branco ( Riesling, Chablis ) contém:
 -5,5 gramas de carboidratos .
-0,1 gramas de proteína .
-Total de Calorias: 120 (incluindo 98 calorias do álcool ) .
 
Um copo de vinho branco espumante contém:
 -4 gramas de carboidratos
-Total de Calorias: 93 (incluindo 77 calorias do álcool )
 
Destilados :
 
30ml de Gin (40% álcool) contém:
-0,6 miligramas de potássio .
-Total de Calorias: 64kcal do álcool
 
30ml de Rum ( 40% álcool) contém:
-0,6 gramas de potássio .
-Total de Calorias: 64kcal do álcool .
 
30ml de Vodka ( 40% álcool) contém:
-0,6 miligramas de potássio .
-Total de Calorias: 64Kcal do álcool.
 
30ml de uísque (40 % de álcool) contém :
-0,6 miligramas de potássio .
-Total de Calorias: 64kcal do álcool.
 
 
O QUE BEBER?
 

Se você realmente tem que beber , quais são as melhores escolhas? Como mostrado acima , o conteúdo calórico total de várias bebidas alcoólicas varia , com a cerveja geralmente contendo o maior número de calorias, considerando a menor quantidade de álcool encontrada nesta bebida em comparação com as outras. Vários destilados geralmente contêm cerca de 64 calorias derivadas quase que exclusivamente do álcool, podendo aumentar o valor calórico dependendo da concentração da bebida (quanto maior teor alcoólico mais calórico). Combine isso com um copo de refrigerante (cerca de 180 calorias , 95% a partir de açúcares ) e seu típico Whisky chega a fornecer 308 calorias - o dobro do número médio encontrado em uma lata de cerveja. Vinho geralmente contém cerca de 100 a 125 calorias por copo de tamanho médio. Ele também contém mais álcool do que a cerveja , dado o mesmo volume , tornando-se a melhor escolha em relação ao valor calórico por volume de bebida.
 
As piores escolhas seriam as bebidas à base de creme, licores e sorvetes. Alguns coquetéis chegam a ter 820 calorias por drink. Seria melhor para se beber, uma dose de destilado com um acompanhamento saudável com baixas calorias , como leite, suco de tomate ou frutas diversas.
 
Dado que o gosto por álcool é uma questão individual , e que as pessoas geralmente escolhem aquilo o que gostam , e não o que elas são aconselhadas a consumir com base no conteúdo nutricional, não é tarefa fácil tentar convencer alguém a mudar os seus hábitos de consumo. As informações acima podem, contudo, ser usadas por quem está querendo fazer algumas mudanças na sua dieta, diminuindo o valor calórico e a qualidade daquilo o que bebem. Já em relação a quantidade não existe um consenso, e sim um bom censo de cada um, afinal de contas além de todos os malefícios já citados do consumo exagerado do álcool, a própria embriagues pode acabar sendo um grande problema para aqueles que passam da conta.

QUER SABER MAIS SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO COMO NUTRICIONISTA ESPORTIVO?
CONFIRA A PÁGINA: http://nutricaoesportiva.editorasanar.com.br


3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações