3449 Publicações -

O Vocabulário do Concurseiro

há 1 ano     -     
O Vocabulário do Concurseiro


Para aqueles concurseiros de primeira viagem, que acabaram de formar e estão entrando agora na jornada dos concursos, aqui estão alguns termos comuns (e seus significados) para se acostumar e ficar por dentro desse universo.
 

1 – Prova Objetiva e Prova Discursiva
A primeira, objetiva, contém questões de múltipla escolha para avaliar seu conhecimento sobre determinados assuntos. É nelas que se encontram as famosas “cascas de banana”, prontas para fazê-lo escorregar no mínimo descuido de interpretação da pergunta e suas possibilidades de resposta. A prova objetiva pode ser de múltipla escolha (A, B, C, D e E) ou com itens para marcação de C (certo) e E (errado). São as mais comuns nos concursos e na maioria dos casos a única fase.

Já a prova discursiva é aquela em que o candidato deverá redigir a resposta, mostrando o seu conhecimento e estilo. Podem ser questões, redação, carta ou análise de caso, por exemplo, de acordo com o que estipular o edital.
 

2 – Caráter Eliminatório e Caráter Classificatório
O candidato precisa atingir uma pontuação mínima para não ser eliminado. A fase de caráter eliminatório não avalia a colocação do candidato. O resultado alcançado nesta fase indica se ele está apto a continuar, se tem o conhecimento ou preenche as exigências mínimas citadas no edital com as regras do concurso. O candidato pode ser eliminado, por exemplo, se for reprovado na avaliação médica.

Já na prova de caráter classificatório o resultado obtido determina a posição do candidato diante dos concorrentes. Em geral, as etapas classificatórias são também eliminatórias, caso o candidato não atinja a pontuação mínima exigida.
 

3 – Lei “Seca”
É a lei como ela está escrita e publicada, é a sua forma mais pura, sem análise ou pontos de vista de autores. Estudando por ela, você vai adquirir seu conhecimento exatamente da sua fonte mais pura.
 

4 – Súmulas
É a união de diversas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) baseadas em interpretações das leis sobre determinado tema.
 

5 – Jurisprudência
É o conjunto de decisões e interpretações das leis feitas pelo STF e STJ. Essas decisões servem de modelo para decisões similares que podem vir a se apresentar sob as mesmas circunstâncias.
 

6 – Prova Fechada
Prova fechada é a prova completa que já foi realizada em um concurso anterior. Se você está se preparando para um concurso, você pode buscar as provas desse mesmo cargo que já ocorreram para se basear.
 

7 – Simulado
Simulado é uma bateria de questões pertinentes a um concurso. São questões que podem cair na prova devido ao teor do conteúdo programático do edital do concurso. Você faz simulados para praticar o que vem estudando.
 

8 – Certame
Certame é apenas uma outra palavra para “concurso público”, que é o nome dado a todo o processo seletivo para aprovar candidatos a um cargo público.
 

9 - Doutrina
Princípios e ensinamentos de autores e juristas que servem como base para interpretação das leis e decisões judiciais.
 

10 – Informativos
Informativos são publicações das decisões tomadas pelos tribunais superiores. Você pode ler esses informativos nos sites oficiais dos tribunais, como no site do STJ e do STF. 



Concurseiro, saiba como se preparar para o concurso que deseja:

Enfermagem Farmácia | Fisioterapia | Medicina | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia
 
 
3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações