3439 Publicações -

Os 10 países com os mais altos salários para farmacêuticos

há 1 ano     -     
Os 10 países com os mais altos salários para farmacêuticos



Que o piso salarial do farmacêutico no Brasil é muito baixo comparado com a maioria dos países do mundo, todos sabem. Agora, você saberia dizer quais são os países com os mais altos salários para farmacêuticos?

Diferente do que acontece no nosso país, aonde, infelizmente,  o nosso reconhecimento e valorização é muito aquém da responsabilidade assumida diariamente perante à saúde da população, a profissão do farmacêutico em outros países oferece segurança, estabilidade profissional, além de excelentes benefícios na maior parte do mundo, mesmo em épocas de crise econômicas, como a que estamos vivendo atualmente.

Em alguns países a profissão farmacêutica, inclusive, vai de contra a queda drástica de salários em momentos de crise, sendo que os farmacêuticos chegam a ganhar muito dinheiro no final do mês, mas isso pode variar  de acordo com a região geográfica e do país, é claro, conforme apresentado na lista logo abaixo.

Como não há um banco de dados a nível mundial no qual o Portal Farmacêuticas pudesse buscar por tais informações, realizamos a pesquisa país a país, sendo os dados baseados nos valores aplicados para o ano de 2015.

O  ranking foi baseado na média salarial anual do farmacêutico nos países mais ricos do mundo, sendo que o valor foi expresso em moeda Americana (dollar), visto a variação cambial (diária e até mesmo horária) de nossa moeda não permitiria demonstrar de forma realista os valores aplicados:

10 . África do Sul
Média salarial do farmacêutico – $38 mil

De acordo com a média salarial deste país para o farmacêutico, o valor aplicado no mercado é de cerca de $ 38.000,00 ao ano.  Isso baseando em salários de profissionais iniciantes, mas para profissionais veteranos (com mais de 20 anos de carreira)  fica nítido a estagnação em termos salariais,  mas é sempre possível mudar de uma empresa para outra rumo a uma melhor trajetória profissional.

9. Nova Zelândia
Média salarial do farmacêutico – $40 mil

A média salarial do farmacêutico na Nova Zelândia não é menor que $40.000,00 ao ano. Entretanto, este valor é altamente variável, pois neste valor está incluso bônus e comissões que variam de acordo com a localização, qualificação e desempenho do profissional de forma individual. Mas para os mais experientes a profissão é bem lucrativa.

8. Itália
Média salarial do farmacêutico – $41 mil

Os valores do salário do farmacêutico na Itália variam muito, de acordo com sua experiência, graduação e cargo.
Mas para se ter uma ideia, o salário inicial (piso) seria algo em torno de 1.200 -1500 euros por mês – Full time (período integral) podendo chegar a 6.000 euros mês, caso ele seja o dono da farmácia.

Os valores ainda podem aumentar se o farmacêutico trabalhar no horário noturno e finais de semana.

7. Irlanda
Média salarial do farmacêutico – $55 mil 

Um farmacêutico devidamente registrado na Irlanda pode faturar algo em torno de $ 55.000,00 por ano incluindo bônus, comissões e incentivos. O aumento salarial costuma ocorrer progressivamente nos primeiros cinco anos de carreira até o 10 anos de profissão, entretanto, pode ocorrer certa estagnação em algum momento da carreira.

O Órgão responsável pelo registro dos farmacêuticos no país e o Pharmaceutical Society of Ireland – PSI. Mas o profissional formado em pharmaceutical science não necessita de registro em nenhum Órgão para exercer a profissão, ao contrário do farmacêutico independente de onde ele trabalha.

De uma forma geral, as farmácias e hospitais pagam mais para farmacêuticos.

Farmacêuticos clínicos com curso de pós-graduação também são bem remunerados.

O farmacêutico industrial ganha ainda mais, podendo chegar, dependendo do cargo e de sua graduação,  a cerca de €90.000,00 ou $100.629,00 (€ 1,00 = $ 1,1180 – em 10/08/2016), mas as vagas são poucas e bem concorridas.

6. Alemanha
Média salarial do farmacêutico – $60 mil

Na Alemanha, os valores recebidos por farmacêuticos devidamente registrados podem chegar a $60.000,00 inclusos bônus e comissões. No entanto, os valores podem depender da região.

O processo de registro do farmacêutico na Alemanha não é fácil, exige estudo em universidade reconhecida, além de provas (inclusive oral) e estágios. E a situação para o  profissional que deseja a validação do diploma é ainda mais difícil, pois deve ser submetido a diversas etapas, provas, estágio, além de possuir alto custo.

5. Reino Unido
Média salarial do farmacêutico – $65 mil

De acordo com  a pesquisa salarial do farmacêutico feita pelo Hunter Human Capital, o farmacêutico licenciado no Reino Unido  pode ganhar cerca de $65 mil ao ano.

Entre as nove posições pesquisadas, o Reino Unido está na quinta posição, mas isso também pode variar de acordo com a graduação do profissional ou cargos de gestão em grandes empresas, no qual pode ter um aumento significativo  do salário.

4. Austrália
Média salarial do farmacêutico – $70 mil

De acordo com os dados divulgados pela Australian Tax Office (Departamento de Finanças Australiano) no início deste ano, o lucro total em dinheiro de um farmacêutico licenciado na Austrália é cerca de US $ 78K.  Entretanto, o pagamento normalmente diminuir dependendo da região, caso esta seja menos valorizada comparada com as grandes metrópoles deste país.

No entanto, para obter a licença de farmacêutico na Austrália, é obrigatório o registro no Pharmacy Board of Australia (Conselho de Farmácia da Austrália).

Já para farmacêuticos estrangeiros  que queiram seguir carreira na Austrália, estes devem passar por um exame realizado pelo Australian Pharmacy Council (APC) – Conselho de Farmácia da Austrália. No entanto, os farmacêuticos da Nova Zelândia não tem portas abertas na Austrália.

3. Suíça
Média salarial do farmacêutico – $87 mil

Somando o bônus, as comissões e o salário, um farmacêutico pode fazer cerca de US $ 87 mil ao ano na Suíça. No entanto, para trabalhar como farmacêutico registrado neste país, tem passar pelo Programa de Avaliação Farmacêuticos no exterior (Overseas Pharmacists Assessment Program).

Os farmacêuticos qualificados fora do Espaço Econômico Europeu – EEE (European Economic Area – EEA) ou um estrangeiro, porém com qualificação de farmacêutico EEE (exceto para  uma qualificação de farmacêutico reconhecido no reino Unido- UK) também precisa passar este teste de qualificação.

2. Canadá
Média salarial do farmacêutico – $80 mil a $105 mil

A média salarial do farmacêutico licenciado no Canadá gira em torno de $80 a $105 mil. Entretanto, o valor depende da localização da província aonde o farmacêutico atua.

De uma forma geral, o farmacêutico é um profissional altamente reconhecido e valorizado neste país.

1. Estados Unidos
Média salarial do farmacêutico- $96 mil a $ 144 mil

Independente se o profissional está localizado em uma área metropolitana ou não, a média salarial anual para um farmacêutico licenciado, como por exemplo, os Pharm-D, é de $ 96 mil em todo o país. Sem  dúvida, a profissão é muito atrativa, mas se formar como farmacêutico, ou mesmo validar o diploma neste país não é nada fácil.


Fonte: Farmacêuticas
3439 Publicações - 0 Seguidores

  • 3439 Publicações