Os efeitos da inflação num investimento ruim

há 1 ano     -     
Os efeitos da inflação num investimento ruim

Olá investidor,

 

Todos sabemos que a inflação corrói nosso patrimônio e o poder de compra, ou seja, aquele carro que custava R$80mil há 1 ano atrás, talvez não esteja mais esse preço hoje, o mesmo raciocínio vale para o restaurante, gasolina, lazer, etc. A inflação mede todos esses bens de consumo. O IPCA é o principal índice de inflação do país e registra uma média do aumento dos preços.

 

Você já ouviu falar em ganho real? Esta expressão serve justamente para sabermos qual foi o ganho da nossa carteira após deduzir a inflação, ou seja, quanto de fato eu ganhei mesmo com a inflação corroendo uma parte do meu patrimônio. Por exemplo, a maior parte dos brasileiros se encontra numa situação onde ele ver o patrimônio crescer porém em ganho real está bem próximo de 0%, pois os preços dos produtos e serviços cresceram numa mesma proporção, é o caso da poupança nos últimos anos que vem fechando bem próximo da inflação.

 

Assim como o médico cuida da saúde dos seus pacientes, é necessário que ele tenha um profissional que acompanhe sua saúde financeira para que possa ter uma tranquilidade maior em relação ao seu futuro. Caso ele só leve isso em conta quando decidir se aposentar, irá perceber que já é tarde e que o seu poder de compra (ganho real) não se manteve ao longo dos anos.

 

Existem alternativas de investimentos que podem proteger o investidor dessas altas dos preços, são os ativos atrelados à inflação (geralmente ao índice IPCA), o mais comum desses ativos são as NTN-b, títulos do tesouro direto que remuneram o investidor a inflação mais uma taxa de juros.

 

Além das NTN-b, existem opções de CDB, LCI, LCA, entre outros, que remuneram a uma taxa maior ainda e com garantia do FGC em até R$250mil por CPF e por instituição. As corretoras independentes geralmente trabalham com vários bancos em sua plataforma, permitindo o investidor comprar qual a melhor remuneração.

 

 

Desde já, me coloco à disposição caso tenha alguma dúvida.

Bons negócios!

 

Rafael Nelli.

Assessor de investimentos – ADX Invest

https://www.linkedin.com/in/rafaelnelli/

4 Publicações - 1 Seguidores

  • 4 Publicações