Osteossarcoma Condroblástico

há 1 ano     -     
Osteossarcoma Condroblástico

Osteossarcoma é um tumor maligno primário ósseo em que as células neoplásicas produzem tecido osteoide. O osteossarcoma condroblástico (OC) corresponde a cerca de 25% destas neoplasias e caracteriza-se por extensas áreas de cartilagem atípica, sendo um tumor agressivo com elevado índice de mortalidade, crescimento rápido e potencial metastático. Nem todos os pacientes respondem à quimioterapia e a taxa de recidiva local após a cirurgia é de aproximadamente 7%.


CASO CLÍNICO

Paciente feminina, 35 anos, casada, residente no Distrito Federal. Apresentou dor progressiva em pelve esquerda 3 meses após um parto, em 2015. Permaneceu sem diagnóstico até março/2016, quando uma cintilografia revelou lesão com acentuado aumento de atividade osteoblástica em fossa ilíaca esquerdo, associada a hiperfluxo.

TC de abdome total revelou volumosa massa em íleo esquerdo com reação periosteal e grande extensão de partes moles, deslocando a musculatura loco-regional. Ressonância magnética de pelve identificando volumosa lesão heterogênea expansiva com epicentro em ilíaco esquerdo, com sinais de agressividade local.

Inicialmente, a suspeita diagnóstica foi de condrossarcoma ou osteossarcoma condroblástico. Após a revisão da lâmina de Bacchi, foi confirmado o diagnóstico de osteossarcoma condroblástico. A paciente foi adequada em estagio IIB (T2N0M0G3). Não foi constatado benefício clínico após três ciclos de quimioterapia neoadjuvante. Conduta foi encaminhamento para ressecção cirúrgica, apresentando resultado.

VEJA TAMBÉM

Caso Clínico - Fratura de Jefferson

Câncer de Cabeça e Pescoço

O transplante de órgãos é realmente a cura?

6 Publicações - 3 Seguidores

  • 6 Publicações