3356 Publicações -

Perito Criminal: Saiba mais sobre a carreira!

há 1 ano     -     
Perito Criminal: Saiba mais sobre a carreira!



O que você sabe sobre os
peritos criminais? Com a abertura de concursos com vagas na área, aumenta o interesse e também as dúvidas: Afinal, quem é o perito criminal? E o mais importante: Como é a carreira de perito criminal?

 

O Perito Criminal compõe o quadro de profissionais da Polícia Científica, ou da Polícia Civil, dependendo do estado. A única forma de ingressar na área é através de concurso público, já que não há graduação específica para o cargo. Por isso, em editais as vagas para Perito Criminal podem ser abrangentes em relação às graduações exigidas para a inscrição. Algumas graduações que podem ser contempladas (dependendo do concurso) são: Biologia, Bioquímica, Farmácia, Psicologia, Medicina, Engenharias, entre outras.

 

Após a aprovação no concurso, o Perito recebe um treinamento especial. Em São Paulo, o curso oferecido pelas Academias de Polícia Civil dura até oito meses. Nesse tempo, os peritos estudam acidentes de trânsito, análise de  DNA, criminologia, balística, entre outras disciplinas essenciais para a área. Além disso, existe a necessidade de buscar mais conhecimento, já que na carreira de Perito Criminal você encontrará desafios que demandam atualizações constantes.

 

Durante sua carreira, o Perito Criminal será responsável por localizar as provas técnicas e analisar vestígios do delito. Mesmo quando um réu é confesso, as provas técnicas continuam sendo relevantes em um processo, por isso o trabalho de um Perito é essencial. O perito também realiza exames laboratoriais, reconstitui a cena do crime, entre outras etapas da investigação forense. O Perito pode também realizar pesquisas e investigações junto a outros órgãos competentes.

 

A procura pela carreira de Perito Criminal cresce a cada ano. O aumento da criminalidade e a necessidade de desafiar a si mesmo são algumas das motivações que levam concurseiros a se interessar pela área.

 

No Brasil, a Polícia Científica do Paraná oferecerá R$ 9.501,98 aos Peritos Criminais aprovados em seu concurso, e deve chegar a R$ 10.357,88 até 2019.

 

Se você não quer seguir a “carreira padrão” em sua área, a carreira de Perito Criminal pode ser uma grande oportunidade para você.

 

Se interessou? Confira o concurso da PC-PR com vagas para Peritos Criminais!

Saiba como se preparar para as provas de Perito Criminal

3356 Publicações - 0 Seguidores

  • 3356 Publicações