Como montar um plano de estudos para residência em Farmácia

há 7 meses     -     
Como montar um plano de estudos para residência em Farmácia


Se preparando para as provas de residência em Farmácia? Então eu recomendo que você preste atenção nesse texto e saiba como montar um plano de estudos para conquistar a tão sonhada aprovação. Fique atento as dicas!

A primeira coisa que você precisa saber é: você não pode estudar para uma prova tão importante sem planejamento! A forma tradicional que estamos acostumados a estudar sem estabelecer metas diárias e sem materiais de estudo realmente efetivos, provavelmente não vai funcionar.

Pense nos quatro passos abaixo até chegar no seu plano de estudos ideal:

1) Construa uma tabela para seus horários de estudo

Essa é a primeira etapa para você deixar de ser um estudante amador, para ser um estudante profissional. A tabela vai te ajudar a, além de organizar a sua vida de estudos, também diminuir sua ansiedade, já que você terá todos os seus horários pré-definidos e calculados. Nela você terá liberdade para organizar seus horários de estudo de acordo com a sua rotina.
Essa é uma parte crucial para que o planejamento tenha sucesso.  Do que você está disposto a abrir mão para garantir sua vaga? Marque cada horário fazendo um compromisso consigo mesmo de cumpri-lo religiosamente.
 
2) Esquematize o seu edital

Essa tabela precisa conter todos os tópicos do seu edital. Através dela você terá total controle do que já estudou e do que não estudou ainda, do que já revisou e do que ainda falta revisar, e ainda poderá ver se já atingiu a meta de questões para aquele tópico ou não.

Você irá detalhar todos os tópicos do seu edital (todos mesmo, um a um, na mesma ordem aparece no edital). Uma opção é pegar o conteúdo do edital, colocar no word em linhas e depois jogar nessa tabela, separado por disciplina. Quando você estudar um tópico, marca como concluído. Se começou e não terminou vem aqui e marca como pendente.
 
3) Construa seu ciclo de estudo

Os ciclos de estudos têm demonstrado melhores resultados quando se trata de produtividade em relação a estudar uma disciplina por dia.

Conhecendo as disciplinas que terá que estudar é necessário definir quantas horas dedicar a cada uma. Isso depende de muitas variáveis como peso da matéria no edital, o grau de conhecimento pessoal sobre cada disciplina. Você pode seguir as diretrizes abaixo:

- Alta prevalência: 2h
- Média prevalência: 1h30
- Baixa prevalência: 1h

Ou então, usar a lógica do seu conhecimento sobre o assunto. Dessa forma você vai inserindo no ciclo a quantidade de horas para cada disciplina.

- Tenho domínio do assunto: 1h
- Domínio razoável: 1h30
- Pouco domínio: 2h
 
4) Programe suas revisões sistemáticas

Inicialmente, faremos da seguinte forma: TODOS OS DIAS!

Antes de iniciar um novo conteúdo, você sempre revisará o que estudou no dia anterior. Essa já é a revisão de 24h.

- 1° revisão: 24h
Essa revisão será suficiente para “segurar” em sua memória toda a informação aprendida na primeira sessão de estudo.

- 2° revisão: Uma semana depois (7 dias)
Para cada hora de estudo, você precisará de apenas 5 minutos para “reativar” o conteúdo, elevando a curva para 100% mais uma vez.

- 3° revisão: Ao final de 30 dias você precisará de apenas 2 a 4 minutos para obter novamente os 100% da curva de aprendizagem.

- Outras revisões: de 30 em 30 dias.

Agora que você já sabe o que precisa para se planejar, que tal baixar o nosso ebook gratuito e ter um desempenho ainda melhor em seus estudos? APROVEITE CLICANDO AQUI! 
 


53 Publicações - 1 Seguidores

Sou o Farmacêutico Concurseiro da Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do farmacêutico no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

  • 53 Publicações