3356 Publicações -

Possível tratamento do alcoolismo através de relaxante muscular

há 1 ano     -     
Possível tratamento do alcoolismo através de relaxante muscular


relaxante muscular baclofeno mostrou-se efetivo na redução do consumo de bebidas alcoólicas entre dependentes da substância.

O novo estudo foi realizado com 320 pacientes com idade entre 18 e 65 anos, sem pré-seleção. Havia doentes inclusive que tiveram depressão, viciados ou pacientes que sofrem de cirrose, disse Philippe Jaury, coordenador da pesquisa.

 Os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos. O primeiro recebeu o baclofeno e o segundo, um placebo. Os resultados mostraram que 56,8% dos pacientes do grupo 1 apresentaram abstinência ou redução do consumo de álcool, contra 36,5% daqueles que receberam o placebo

Em comparação com o placebo, os efeitos secundários mais frequentes com o baclofeno foram incluindo insônia, sonolência ou depressão.

O declínio no consumo observado foi maior no grupo tratado com baclofeno e ainda mais acentuada em alcoólatras de alto risco. Para o especialista "esta droga é um plus no arsenal terapêutico” contra o alcoolismo.

O uso do baclofeno contra a dependência alcoólica foi popularizada pelo livro “O fim do meu vício”, do cardiologista Olivier Ameisen, no qual o médico, hoje já falecido, relatou como curou sua dependência graças à substância.
 
3356 Publicações - 0 Seguidores

  • 3356 Publicações