5 Publicações -

Postura perante os Desafios Acadêmicos!

há 1 ano     -     
Postura perante os Desafios Acadêmicos!

Em todos os momentos da nossa vida nos defrontamos com situações desafiadoras nas quais, a princípio, podemos enxergar em nós pouca condição para vivenciá-las ou superá-las.

 

Uma dessas situações é claramente o Vestibular. Nessa fase, os estudantes vão dar um grande passo rumo às suas futuras carreiras profissionais. Com nosso projeto Vlog Mediários conversamos com muitas pessoas que estão passando por momentos de ansiedade e dúvida  gerados pela incerteza dessa etapa, dos medos de não alcançarem seus objetivos e de terem seus sonhos distanciados.

 

Como nós já passamos por isso, hoje conseguimos perceber que o vestibular é apenas o primeiro dos muitos desafios que nos aguardam ao longo do crescimento acadêmico de cada um. Mesmo assim, por ele ser tão simbólico, devemos ser capazes de extrair o maior número de aprendizados dessa fase de modo a ganharmos experiência para enfrentar dificuldades futuras.

 

Nós temos algumas estratégias que podem ajudá-los a lidar com situações de estresse assim como o vestibular.

 

# Entender o processo e momento pelo qual se está passando

 

Uma das dificuldades com que estamos constantemente lidando é a frustração de nem tudo sair como o planejado. É claro que às vezes a não realização de uma meta pode decorrer de motivos totalmente inesperados. Porém, frequentemente, os obstáculos de determinada tarefa podem ser previstos e, como consequência, é possível considerá-los no momento em que estamos elaborando nossas estratégias.

 

Por exemplo, é muito comum estudantes acharem que é preciso passar "direto", na primeira tentativa do vestibular. É claro que é ótimo quando isso acontece. Mas em se tratando de cursos muito concorridos, como é o caso da medicina ou engenharia, o vestibulando precisa ter em mente que a possibilidade de ter que estudar por mais uma ano é real. Dessa forma, saber desse risco faz com que um aluno não se sinta tão frustrado com tais resultados e continue com o processo de estudos com a determinação necessária.

 

Na faculdade essa postura é importante.  Por exemplo, quando alguém se propõe a aprender de fato uma matéria difícil deve saber que o processo não é simples e rápido. Então, o aluno vai dedicar mais tempo e esforço para aquela matéria, sabendo que, se deixar para a última hora, os resultados podem ser insatisfatórios.

 

# Manter em mente o motivo pelo qual está se esforçando!

 

Isso é fundamental para que se tenha motivação e forças de seguir nos estudos, no trabalho etc. Quando entendemos pelo o que estamos lutando, o que buscamos, fica mais fácil e natural o enfrentamento de dificuldades.

 

Temos um exemplo bem claro em nossa vivência na faculdade: quando entramos no curso (que tem ensino tradicional de medicina) demoramos a ter contato real com pacientes e com matérias clínicas. Muitos estudantes ficam desanimados em se dedicar tanto tempo estudando a Microbiologia, a Biologia Celular e passam os primeiros anos do curso meio  descontentes. Quando chegam as matérias clínicas e, em especial, o Internato (fase que estamos agora) tudo muda! Vemos a aplicabilidade dos assuntos anteriormente ensinados, temos aprendizados práticos e dinâmicos. Então, vemos como valeu a pena ter se dedicado e superado aqueles anos iniciais do curso. E tentamos sempre passar isso para os mais novos na faculdade!

 

# Ter confiança em si!

 

Talvez essa seja a parte mais difícil de conseguir controlar, porém a que tem maior impacto na vida prática. Quando acreditamos que podemos sempre melhorar e temos (nem que seja uma sementinha de) esperança de conquistar nossos sonhos, tudo fica mais leve. Isso envolve autoconhecimento e amor próprio, os quais recomendamos muito a todos!

Conheça seus limites, mas acima disso, seus pontos fortes e habilidades! Depois é só trabalhar em cima deles, melhorá-los e voar longe!

 

# Postura de Vencedor!

 

Isso envolve um pouco do que já discutimos acima, mas com um toque a mais: entender e valorizar cada experiência vivida e cada pequena vitória!

Nós vivemos numa vida acelerada e cheia de cobranças que pode ofuscar a beleza das nossas ações mais simples, porém que são profundas.

 

Quando alguém se dedica por horas aos estudos e depois consegue ir bem na resolução dos exercícios e dos simulados, por exemplo, é mais fácil de enxergar o crescimento. Mas temos que perceber isso em cada detalhe: como vamos adquirindo uma boa bagagem ao estudarmos; como controlamos nossos níveis de ansiedade e estresse nas provas...

 

 

# Respire e não se Desespere!

 

Issa é uma dica valiosa aos ansiosos, e nós tentamos praticá-la sempre, viu?! Tem momentos em que está tudo tão difícil, cansativo e fora do nosso controle, que a melhor coisa a se fazer é parar, respirar e dar um tempo para si!

Não adianta insistir em estudar demais se você está num momento mais delicado da jornada! Isso é comum, precisamos dar esse stop no ciclo vicioso, relaxar e voltar depois de uma boa noite de sono, de uma sessão de cinema, etc !!

Essas pausas são boas para você não se alienar e também não achar que seu problema é maior do que ele realmente é!

 

Na faculdade, temos muitos momentos de cansaço geral, que nos bloqueia de estudar, de interagir bem com a familia e mesmo de relaxar!! Por isso, manter esse equilíbrio de saber a hora de maneirar e fazer pausas é fundamental.

 

Bom, caros leitores, como vocês viram não é uma fórmula mágica, porém são atitudes que colaboram com nossas jornadas de dedicação! Lembre-se delas e de sempre manter seu equilíbrio e saúde mental perante as situações desafiadoras!!

 

Um grande abraço e até a próxima!!

Bianca e Fabio,

Vlog Mediários

5 Publicações - 9 Seguidores

  • 5 Publicações