93 Publicações -

Precisamos falar sobre a Gestão da Carreira Médica

há 4 meses     -     
Precisamos falar sobre a Gestão da Carreira Médica
Precisamos falar sobre a Gestão da Carreira Médica:

O curso de Medicina é extremamente cansativo. O assunto por si só já é muito extenso, complexo e requer tempo para conseguirmos entender e fixar o conhecimento. Com isso, a maioria dos estudantes só focam nesse ponto na sua carreira. Mas, para ser um médico de sucesso é necessário além do conhecimento dos assuntos! Claro que isso é essencial, mas não necessariamente os médicos mais famosos na atualidade foram os melhores alunos.


1. Relação com os pacientes
Existem diversos pontos que devemos abordar para nos tornarmos médicos bem sucedidos. Começando do básico: : Relações interpessoais são de extrema importância. Aqui não vou apenas me referir a relação médico-paciente, que é fundamental que seja uma relação de confiança e acolhimento. A princípio, deixar o paciente confortável (demos algumas dicas aqui.) e a partir disso conquistar sua confiança e fidelidade. Inúmeras pesquisas já demonstraram que as tomadas de decisões entre serviços semelhantes são emotivas. Caso o paciente esteja em dúvida entre dois médicos da mesma especialidade, sua escolha, muito provavelmente, será com base no emocional.        


2. Relação com o seu time 
Devemos estar atentos a mais pontos importantes. Os outros profissionais também são de grande valor. Tratar bem seus colegas de profissão e funcionários pode ser o diferencial de muitos médicos. Outras áreas de saúde costumam tachar os médicos com adjetivos pejorativos. Faça de tudo para desconstruir essa ideia. Esteja aberto ao diálogo e escute a opinião dos seus colegas. Além disso, procure sempre ampliar seu networking. Eventos médicos costumam ser um excelente lugar para isso!       

3. Autodesenvolvimento Constante
Mantenha-se atualizado. Através de artigos, congressos e jornais. Procure se manter por dentro do que está acontecendo no mundo da medicina, que sofre mudanças constantemente. Praticamente todo dia publicam algum estudo interessante. Não precisa sair lendo tudo, até porque não temos tempo, faça o download de alguns aplicativos de notícias, como o MedScape, por exemplo. Nos congressos procure ir não apenas para aprender, mas para ensinar também. A publicação de artigos e compartilhamento de conhecimento é muito bem vista na nossa área.     


4. Marketing 
Os tempos estão mudando e cada vez mais se torna necessário investir em marketing digital. Antigamente, os médicos mandavam cartas para divulgar a sua clínica ou até muitas vezes o boca-a-boca era suficiente. Porém, já somos quase 500 mil médicos. Como nos destacar dentre tantos? Para isso, podemos fazer uso dessa ferramenta que divulga o nosso serviço ou clínica. Existem critérios rigorosos para essa forma de publicidade, pois o nosso material de trabalho é o corpo do paciente. Assim, muitas vezes os médicos optam por fazer um curso ou contratar uma empresa para não correr riscos. Esse assunto será ainda muito discutido aqui, porque tem diversas particularidades. Mas a princípio podemos já dar algumas dicas:
 
  1. Evite compartilhar imagens muito pessoais (muitas vezes é melhor ter uma rede social pessoal e outra profissional);
  2. Leve conteúdo interessante ao seu leitor. Procure trazer assuntos que estão em alta, tirar dúvidas e mostrar como você é bom na sua área para atrair novos pacientes;
  3. Cuidado com as questões éticas. No Código de Ética Médica existem todos os limites que o médico deve se atentar;     


5. Inove         
Com isso, entramos também no quesito: inovação. Procure trazer diferenciais para o local que você trabalha. Desde técnicas e materiais que só você possua até o uso de ferramentas tecnológicas que possam te auxiliar como aplicativos e sites. Escolha bem os cursos de atualização para não perder o foco.          


6. Gestão      
Por fim, para todos os médicos, independente de possuir clínica ou não, conhecimentos administrativos são fundamentais. Algumas universidades já oferecem essa disciplina, mas a maioria dos profissionais chega perdido nesse assunto. Aos que ainda estão na graduação: Procure aprender, tirar dúvidas com os professores e aos poucos entender esse mercado. Para os que já se formaram: cursos são a melhor opção, entretanto, sabemos que muitos não possuem tempo para tal, e acabam recorrendo às empresas que façam isso por ele. É interessante se inteirar sobre o assunto, de qualquer forma, para não ficar refém dessas companhias. Como? Aqui no Carreira no Médica! 

Esse assunto é super importante para a Carreira Médica, então teremos várias abordagens sobre ele por aqui. . Fica ligado nas próximas postagens!         

Até a próxima!           
93 Publicações - 0 Seguidores

Nossa comunidade existe para orientar nas principais decisões da carreira do médico, oferecendo um espaço para compartilhamento de conhecimento dos nosso membros.

  • 93 Publicações