Prevenção do Envelhecimento Cutâneo

há 1 ano     -     
Prevenção do Envelhecimento Cutâneo

Olá queridos leitores,

 
Um assunto muito discutido na prática dermatológica é a prevenção do envelhecimento cutâneo. Quanto antes começarem os cuidados com a pele, menores serão os danos. Afinal, o envelhecimento cutâneo é cronológico e ninguém quer chegar aos 40, 50, 60 e 70 anos assim, não é mesmo?
 
 
 
Para vocês prevenirem, devem entender como ocorre o envelhecimento, certo?! Dividimos o envelhecimento em extrínseco e intrínseco. O extrínseco é provocado principalmente pelo fotoenvelhecimento e gera modificações do contorno e elasticidade da pele, ou seja, rugas e flacidez. Já o intrínseco, atua em todos os orgãos, que é determinado pelos fatores genéticos, hormonais, imunológicos e psicológicos. 
 
Além disso, existem várias teorias sobre o envelhecimento, sendo que a mais aceita, está relacionada ao Dano Oxidativo causado por Radicais Livres. Estes estão relacionados a poluição ambiental, radiação, cigarro, álcool, pesticidas, aditivos químicos e conservantes, estresse e consumo excessivo de gordura animal. 
 
Bem, notaram que o estilo de vida e a genética influenciam nesse processo?! Minha primeira dica de cuidados é a Fotoproteção, usar filtro solar regularmente interfere, e muito, na idade da sua pele. Hoje existem diversos produtos no mercado com ótimas texturas para cada tipo de pele. Em breve, darei dicas de alguns que recomendo.
Outra dica que eu gosto de associar, são os nutracêuticos, com vitaminas C, E, Selênio, Zinco e Manganês, que agem contra os radicais livre e como estímulo na produção de colágeno. Cada paciente deve receber uma prescrição personalizada, então procure o seu médico de confiança, ok?!
 
Além disso, os cosmecêuticos, que são os famosos "creminhos" para a pele de uso diurno (antes do protetor solar) e o noturno (ex: retinóides tópicos). O uso destes são excelentes para prevenir o envelhecimento cutâneo e como esse mercado vem crescendo, existem diversas opções de ativos para manipular e de produtos industrializados.
E, claro, os procedimentos estéticos, como o famoso Botox (Toxina botulínica), estão fazendo sucesso. O "Botox Preventivo" é ideal para aquelas rugas superficiais de expressão, que logo serão rugas profunda se não tratada. Vale lembrar que a boa indicação é determinante para o sucesso no tratamento.
 
Agora que já conhecem os fatores desencadeantes do envelhecimento cutâneo e sabem sobre os tratamentos disponíveis, procure seu médico de confiança com especialidade na área e sucesso no tratamento!
1 Publicações - 3 Seguidores

  • 1 Publicações