3565 Publicações -

Pseudociese - Gravidez psicológica em cadelas

há 2 anos     -     
Pseudociese - Gravidez psicológica em cadelas


Quando uma cadela muda de comportamento, apresenta barriga inchada, está muito apática e as mamas cresceram, pode ser um sinal de que a mesma está com pseudociese, doença popularmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação.

Uma das possibilidades do aparecimento deste problema está relacionada ao aumento da concentração plasmática posterior à ovulação, e, consequentemente, na produção de leite, fato que irá liberar a progesterona, hormônio relacionado à gestação. Desta forma, ocorre todo um processo similar às reações de gestação real.

O animal passa então a se preparar para o “filhote”, fazendo ninhos com panos ou roupas macias, ficando muitas vezes inclusive agressivo, como uma mãe em uma situação real.

Há muitas reações parecidas a uma gravidez psicológica, por isso é importante que o animal seja levado a um médico veterinário especialista, pois somente ele fará um diagnóstico preciso sobre o caso.

Geralmente, uma castração resolve o problema, já que o procedimento impedirá as funções do aparelho reprodutor e da produção do prolactina.



Fonte: Revista Veterinária
3565 Publicações - 0 Seguidores

  • 3565 Publicações