Qual a importância dos exames do pré-natal?

há 1 ano     -     
Qual a importância dos exames do pré-natal?

 Mirian Vidal Pereira* e Lorena Gonçalves Leal**

 

* Acadêmica de enfermagem e integrante da LASM

** Docente do curso de enfermagem e coordenadora da LASM

 

 

 

Embora a gravidez não seja uma doença , toda mulher ao descobrir que está grávida é necessário que ela procure o mais breve possível uma equipe de saúde profissional para fazer o seu pré- natal. Essa equipe de saúde que inclui o enfermeiro acompanhará o crescimento do bebê e a saúde da mãe até o final da gestação.

As consultas de pré-natal são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo exames que podem detectar e prevenir complicações. Por meio da coleta de sangue e de urina é possível identificar doenças como hepatite B, HIV, sífilis toxoplasmose, diabetes, e infecções de urina. Os exames que são obrigatórios para toda gestante durante o pré- natal são: Tipo sanguíneo e fator Rh, hematócrito, hemoglobina, glicemia de jejum, eletroforese, exame para toxoplasmose, hepatite B, exame de HIV, sífilis, exame de urina e urocultura e exame de coombs indireto ( caso a mulher seja Rh negativo ).

É importante que em todas as consultas de pré-natal o profissional de saúde verifique o peso e a pressão arterial da gestante, e se a sinal de inchaço ou edema. A partir da 12 semana de gestação o profissional de saúde deverá medir a barriga da gestante e ouvir os batimentos do coração do bebê. É necessário também avaliar as vacinas da gestante e orientar a vacinação, e prescrever medicação caso seja necessário.

O profissional de saúde também deve fazer o registro de todas as informações do acompanhamento do pré-natal ( vacinas, resultado de exames, exame físico no cartão da gestante. Esse documento permite que a gestante carregue sempre todas as informações referentes ao seu pré-natal que é muito importante para o acompanhamento da equipe responsável pelo parto e em casos de emergência.

Na consulta de pré- natal é também um momento muito importante para as mulheres trocarem experiências entre si, pois é um momento muito especial na vida de uma mulher.

 

Gostou do conteúdo? Discuta no fórum de comentários abaixo!

  • 18 Publicações