Quanto ganha um Farmacêutico Concursado?

há 2 anos     -     
Quanto ganha um Farmacêutico Concursado?

 

Quanto ganha farmacêutico concursado

Você decidiu que quer concurso!

Estabilidade, melhores salários, direitos e benefícios, qualidade de vida…

Tomar uma decisão dessas é muito importante, você deu o primeiro passo, mas construir um plano de ação, saber onde quer chegar e quando é igualmente importante.

Nesse artigo você vai encontrar as principais informações sobre:

que vão te ajudar a escolher o concurso perfeito para você! Primeiro vamos falar sobre os concursos mais desejados do Brasil.

Os melhores concursos e periodicidade

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância sanitária é, sem dúvida, um dos concursos mais cobiçados pelos farmacêuticos. 

O farmacêutico do órgão atua na principalmente na fiscalização e controle das instalações para produção e comercialização de alimentos e medicamentos como também na elaboração de normas para regulação do mercado, entre outras atividades.

O salário básico do último concurso, em 2013, foi de 10.019,20. Foram oferecidas 135 vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, disponíveis para Farmacêuticos entre outras áreas da saúde.

Esse concurso acontece em média a cada 9 anos, fica ligado que tem lançamento de edital previsto para 2019!!

 

Polícia Federal

O concurso para perito criminal da Polícia Federal com certeza está no topo dessa lista, o salário inicial é de R$ 13.368,68.

Os concursos da PF acontecem em média a cada 8 anos e no último concurso, em 2012, foram oferecidas 5 vagas para farmacêuticos.

O farmacêutico perito atua principalmente realizando exames periciais em locais de infração penal, além de dar apoio técnico e administrativo à Polícia.

 

Forças Armadas

As carreiras nas Forças Armadas apresentam algumas vantagens como a estabilidade após 10 anos de serviço, 13º salário, férias remuneradas e adicional de férias, pensão militar, possibilidade de ser empregado em qualquer lugar país ou mesmo fora do território nacional, entre outras. 

Os concursos para as forças armadas acontecem anualmente e em 2018 foram 4 vagas para o Exército, 5 para a Aeronáutica e 12 para a Marinha. 

Os salários variam entre 6.625,00 no Exército e 7.796,00 na Marinha até 8.245,00 na Aeronáutica.

 

EBSERH

O concurso para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH, é também um dos mais desejados, bem como um dos concursos mais frequentes, sendo realizados quase que anualmente.

Em 2018 foram 11 vagas para farmacêuticos, com salário inicial de 5896,67, e já tem concurso previsto para 2019.

O farmacêutico na EBSERH atua principalmente nos Hospitais Universitários, podendo atuar em diferentes áreas, saúde do adulto, da criança, oncologia, etc.

 

Ministério da saúde

O Farmacêutico concursado do Ministério da Saúde atua prestando assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, faz acompanhamento e supervisão de processos do Sistema Único de Saúde, além de atuar no planejamento de ações e políticas sociais a nível nacional.

Os concursos para farmacêutico do Ministério da Saúde ocorriam com maior frequência até 2009. O último concurso com vagas para a área ocorreu em 2014.

Em 2017, o concurso do Ministério ofereceu 34 vagas para profissionais de nível superior de diversas áreas com salários de 6.202,88. 

Vale lembrar, que o orçamento para o próximo concurso já foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o MPOG.

 

ANS

A Agência Nacional de Saúde (ANS), também merece destaque nessa lista, com salários de 10.019,20 para o cargo de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, profissional que inspeciona, regula, fiscaliza o controle de assistência suplementar à saúde.

No último concurso que aconteceu em 2013, foram oferecidas 26 vagas que são ofertadas para profissionais de diversas áreas.

 

Comparativo de salários

Esse gráfico mostra que dentre os concursos nacionais, o de maior salário é o da Polícia Federal, já o menor é o da EBSERH, mas é importante lembrar que a EBSERH oferece um plano de carreira com três vias de ascensão, o que faz com que os salários aumentem bastante ao longo dos anos.

 

salarios dos melhores concursos para farmaceuticos.jpg (81 KB) 

 

Vagas ofertadas

De 2018 a julho de 2019 foram 172 vagas para farmacêuticos em concursos em todo o país, além dos concursos para cadastro reserva.

Desse total, mais de 78% das vagas disponibilizadas foram para concursos da esfera municipal. Cerca de 18% para a esfera estadual, e as demais nos concursos federais.


vagas de concursos para farmaceuticos pelo brasil.jpg (40 KB) 





 

Com relação à distribuição das vagas entre os estados brasileiros, neste gráfico está mostrada a quantidade de vagas oferecidas para farmacêuticos por estado:

 

vagas de concursos para farmaceuticos por estado.jpg (84 KB) 

O estado com maior número de vagas foi Santa Catarina, seguido de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O estado do Nordeste com maior número de vagas foi o Ceará, na região Norte, Rondônia abriu mais vagas e na região centro-oeste foi Goiás.

Com destaque para as Prefeituras de Juazeiro do Norte, no Ceará, e de Porto Nacional em Tocantins, que ofertaram 11 e 6 vagas em 2018 Além da Prefeitura de Formiga em Minas Gerais que abriu 4 vagas em 2019.

 

Como começar

Se você já escolheu o concurso que você quer, agora é preciso entender qual caminho você tem pela frente. 

 

Concursos de Prefeituras

Os concursos que mais oferecem vagas todos os anos são da esfera municipal, ou seja, as prefeituras de todo o Brasil. Por isso, se você escolheu um concurso federal como Anvisa, Polícia Federal, Ministério da Saúde, etc, pode ser interessante fazer outros concursos que ocorrem com maior frequencia também.

Assim, você cria maior familiaridade com análise de editais, a metodologia das provas e estratégias para o momento da seleção. 

Autoanálise e planejamento

Outro passo importantíssimo após a escolha do seu concurso desejado é a análise da sua realidade. 

Para isso, é importante que você faça uma autoanálise, verifique sua disponibilidade de tempo para estudar, em que ponto você está no processo de preparação, se você já tem experiências prévias com outros concursos e o seu nível de conhecimento sobre os conteúdos específicos cobrados no concurso que você deseja.

Existem muitos conhecimentos que vão além dos conteúdos que são cobrados nas provas a exemplo de como esquematizar um edital, como se planejar, como estudar, como medir seu desempenho e estratégias para o dia da prova.

Após a sua análise, se você percebeu que tem pouco tempo para estudar, não se desespere, essa é a realidade de muitas pessoas que já foram aprovadas nos mais diversos concursos.

Então o mais importante é que você estude os editais passados, faça uma previsão do tempo que terá para estudar e construa o seu planejamento.

Essa previsão pode ser feita de acordo com a periodicidade do concurso, observando os últimos editais, ou acompanhando a destinação de verbas para concursos na Lei Orçamentária Anual.

Você pôde perceber que escolher um concurso envolve desde aspectos mais objetivos como analisar a remuneração, oferta de vagas, localidade do concurso, concorrência, dificuldade das provas, etc. 

Afinidade com a área

Quanto aos aspectos mais subjetivos como a sua afinidade com a área.

Grande parte dos editais informa as atribuições do profissional do cargo para o qual estão sendo ofertadas vagas. Assim, conhecendo mais sobre as atividades desenvolvidas você poderá perceber se tem afinidade com aquele cargo. 

Passar num concurso não é fácil e envolve investimentos e envolvimento com o objetivo. Afinal, podem ser meses ou anos de preparação.

Por isso é tão importante que você conheça bem as áreas de atuação do farmacêutico, as perspectivas e desafios, os concursos, a remuneração e o dia a dia profissional. 

Acompanha o nosso blog que vamos trazer muitas informações preciosas para conhecer melhor o cenário e te ajudar a tomar sua decisão.

Escolher o seu concurso não é uma decisão simples, mas agora você já tem ideia de como começar, quais parâmetros avaliar e onde encontrar informações. 

Estamos juntos nessa caminhada rumo a sua aprovação!

Até mais!


Farmacêutico (a), saiba como se preparar

 





67 Publicações - 2 Seguidores

Sou o Farmacêutico Concurseiro da Sanar! No meu blog você vai encontrar tudo sobre concursos, residências e sobre a carreira do farmacêutico no Brasil! Estamos melhorando aos poucos a sua experiência por aqui!

  • 67 Publicações