3348 Publicações -

Questão comentada para o EBSERH - Parte VI

há 4 anos     -     
Questão comentada para o EBSERH - Parte VI


Disciplina: Língua Portuguesa

(HUB/2012/IBFC)
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas:
- O médico atende _____ cinco anos naquela clínica. 
- Devemos obedecer _____ regras do hospital.


a) a – as 
b) a – às 
c) há – às 
d) há – as

RESPOSTA DO DR. SANAR
Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO**
DICA DO DR. SANAR: é importante que o candidato tenha conhecimentos a respeito da CRASE (e do correto uso do acento grave, que a indica). E é necessário que o candidato estude sobre CONCORDÂNCIA VERBAL, especialmente os casos dos verbos impessoais. Em relação a esta questão: sobre o verbo HAVER.
ALTERNATIVA A: FALSA. No primeiro caso: ‘a’ - deveria ser grafado como “há”, pois indica tempo transcorrido. No segundo caso: ‘as’ - faltou o acento grave, indicador de crase.
ALTERNATIVA B: FALSA. O erro está no primeiro caso. O correto seria: “há”. 
ALTERNATIVA C: VERDADEIRA. No primeiro caso: o verbo haver (há) está no sentido de tempo transcorrido (“faz cinco anos...”). Nesse sentido, ele é impessoal e sempre empregado na 3* pessoa do singular. No segundo caso (às), houve o acento grave, pois, quando o numeral indicar horas, configurar-se-á como uma locução adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase. Faz-se necessário o uso do acento que a indica.
ALTERNATIVA D: FALSA. No primeiro caso, está correto (há). Já no segundo caso, como foi explicado na alternativa acima, faz-se necessário o uso do acento grave, indicador de crase.

CONHEÇA NOSSOS LIVROS! Neles você vai encontrar questões comentadas alternativa por alternativa e dicas. Você ainda pode baixar um trecho deles agora mesmo!
EBSERH Enfermeiro - Concursos em Saúde
EBSERH Técnico em Enfermagem - Concursos em Saúde.
3348 Publicações - 0 Seguidores

  • 3348 Publicações