4408 Publicações -

Questão comentada para o ESBERH - Parte XI

há 5 anos     -     
Questão comentada para o ESBERH - Parte XI


(Enfermeiro – HUUFPI – 2012 – IBFC)
A AIDS/SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença que representa um dos problemas de saúde em função de seu caráter pandêmico e gravidade. Sobre o assunto, assinale a resposta correta.
a) O Siclom (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos) gerencia o controle e estoque de
antiretrovirais para o tratamento do HIV.
b) Um dos grupos vulneráveis são os profissionais de saúde.
c) Geralmente, a fase aguda desta doença é assintomática.
d) A gestante portadora do HIV deve iniciar a profilaxia na 20º semana com terapia Antirretroviral.
e) Esta doença está controlada no mundo, segundo os dados da Vigilância Epidemiológica Brasileira.

RESPOSTA DO DR. SANAR
Grau de dificuldade: DIFÍCIL***

Alternativa A: VERDADEIRA. O Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) foi criado em 1998 com o objetivo de gerenciar a logística dos medicamentos antirretrovirais (ARV) no Brasil. O sistema permite que o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais se mantenha atualizado em relação ao fornecimento de medicamentos aos pacientes em tratamento com ARV nas várias regiões do país, possibilitando o aprimoramento da qualificação da dispensação. As informações são utilizadas para controle dos estoques e da distribuição dos ARV, assim como para obtenção de informações de diferentes esquemas terapêuticos dos pacientes com AIDS em tratamento com antirretrovirais.
Alternativa B: FALSA. Desde o início da epidemia, a infecção pelo HIV tem sido um problema crítico de saúde, principalmente, entre homossexuais, travestis e outros homens que fazem sexo com homens. Esse grupo permanece vulnerável à AIDS e a outras DST. Incluem ainda adolescentes, jovens, população carcerária, mulheres e usuários de drogas injetáveis. 
Alternativa C: FALSA. A infecção aguda, também conhecida como Síndrome Retroviral Aguda ou Infecção Primária, caracteriza-se por viremia elevada e por resposta imune intensa com queda transitória na contagem de linfócitos CD4. Os sintomas mais comuns são: febre, linfadenopatia, faringite, mialgia, artralgia, rash cutâneo maculopapular eritematoso, ulcerações mucocutâneas, cefaléia, hepatoesplenomegalia. Alguns pacientes podem apresentar candidíase oral, meningoencefalite asséptica e síndrome de Guillain-Barre. Os sintomas duram, em média, 14 dias e o quadro clinico é autolimitado.
Alternativa D: FALSA. Como tentativa para modificar a situação de transmissibilidade vertical do HIV, tem-se utilizado, para as gestantes, a terapia antirretroviral. Seu uso reduz o risco de transmissão vertical do HIV e o início do esquema deve ser precoce, após o primeiro trimestre, entre a 14ª e a 28ª semana de gravidez (via oral), durante o trabalho de parto e o parto (via endovenosa) e ao recém-nascido (via oral) até seis semanas de vida.
Alternativa E: FALSA. A AIDS é uma doença emergente, que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade em virtude de seu caráter pandêmico e gravidade.
CONHEÇA NOSSOS LIVROS! Neles você vai encontrar questões comentadas alternativa por alternativa e dicas. Você ainda pode baixar um trecho deles agora mesmo!
EBSERH Enfermeiro - Concursos em Saúde
EBSERH Técnico em Enfermagem - Concursos em Saúde.
4408 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4408 Publicações