3440 Publicações -

Redação para concursos!

há 1 ano     -     
Redação para concursos!


Olá, pessoal! Como estão?

A redação tem sido o “bicho papão” dos candidatos a concursos públicos. Esse motivo se dá em decorrência da falta de preparo e TREINO! Eu canso de falar em sala: “Como um atleta consegue bons resultados? Treinando, é claro”. Assim, é possível, sem sombra de dúvida, escrever um texto NOTA MÁXIMA; mas, para isso, é preciso perceber os detalhes para que sejam consertados.

Certo… Vamos partir do pressuposto de que é fundamental treinar para atingir êxito. Para iniciar, é bom que você comece a escrever sobre VOCÊ. É isso mesmo. Hoje, as pessoas não conseguem escrever bem por que não se conhecem; logo, como saberão desenvolver uma ideia sobre outras pessoas ou coisas? Além disso, é bom que vocês façam resumos diários da parte de atualidades. As fontes para leitura que indico são:

BBC BRASIL;                                                                                           

REVISTA EXAME;

CARTA CAPITAL;

FOLHA DE SÃO PAULO;

O ESTADÃO;

CORREIO WEB…

Sendo assim, essas recomendações são primordiais para que vocês comecem a entender como se dá o estudo para a redação discursiva. Ademais, um ciclo de estudos deve ser feito pensando apenas na redação discursiva (produzir semanalmente um texto). Depois, é possível aumentar esta quantidade. Se possível, seria bom, inclusive, participar de aulões e plêiades de discursivas e atualidades.

Os editais são praticamente os mesmos: produção de texto dissertativo de 30 linhas, primando pela coesão e coerência, de caráter eliminatório e classificatório. Então… A hora é agora! Na atualidade, não é possível escolher um concurso por que ele não tem redação; há certames que, mesmo para ensino fundamental, já exigem discursivas. Vamos à luta? Caso tenha dificuldade, não tenha vergonha em pedir auxílio!

Um abraço e bom treino, meus caros!

Fonte: Prof. Diogo Alves
3440 Publicações - 0 Seguidores

  • 3440 Publicações