Relato de Caso - Projeto de Extensão da LIAMI

há 1 ano     -     
Relato de Caso - Projeto de Extensão da LIAMI

Resumo

Através de um projeto de extensão da faculdade, pude conhecer um excelente garoto e transformar a vida dele, possibilitando uma maior chance de melhora no seu futuro.

Palavras-chave: saúde, educação, conhecimento, medicina, qualidade de vida.

Introdução

Há 5 anos foi criada a Liga Acadêmica de Saúde Materno-infantil na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com o intuito de ministrar palestras aos alunos de graduação sobre saúde da mulher e da criança. Neste contexto um projeto de extensão, destinado a alunos de escolas públicas e privadas da região, foi elaborado e executado. Esse projeto tem como objetivo ensinar de forma agradável e divertida, assuntos que geralmente são pouco  abordados  nas escolas  e em casa, tais como: alimentação saudável, obesidade, anorexia, auto-conhecimento, sexualidade, entre outros temas, à alunos entre 10-12 anos e 13-15 anos, por meio de palestras, dinâmicas e brincadeiras.

Relato de Caso

Em um encontro com uma turma de um colégio público da Palhoça- SC, fui surpreendida com um dos alunos. Ele chamou a minha  atenção pela maneira com que fazia  perguntas, dúvidas e  também pelo  interesse demonstrado sobre o assunto abordado na ocasião.

Durante uma conversa com a direção da escola, fiquei sabendo que realmente este aluno se destacava dos demais, tinha facilidade em aprender, dedicado nas tarefas escolares, com notas ótimas, era um aluno especial.  

A partir deste relato, fica evidente que a medicina vai muito além do atendimento individual do paciente, no consultório, em busca de uma  solução para as doenças, ou seja,  deve acima de tudo, auxiliar, ensinar, proteger e prevenir as pessoas das doenças. E neste dia em particular a medicina, na sua forma mais simples, estava ali na minha frente, para ser aplicada de maneira imediata. Aquele aluno precisava de mais estímulos pois a escola que lhe ensinava,  dificilmente conseguiria suprir  todas as necessidades intelectuais e sociais mediante o tamanho da sua curiosidade e vontade de aprender e ser estimulado a novos desafios. Então, por iniciativa própria resolvi ir em busca de uma bolsa de estudos numa escola particular, que pudesse proporcionar mais conhecimento e um futuro melhor  para ele. .Felizmente, há 2 anos ele frequenta uma escola particular de  qualidade,, com boas notas e continua demonstrando  muito interesse pelo aprendizado. Um futuro brilhante lhe espera.

Conclusão

Não só de receituário e encaminhamentos podemos promover a saúde. Precisamos estar atentos às necessidades humanas. Conhecimento, instrução e boa educação são questões essenciais para uma melhor qualidade de vida

Agradecimentos

Aos alunos de medicina da Unisul que, através de doações, possibilitaram a compra do material didático e à uma mãe de aluno do colégio particular, que forneceu o uniforme. 

  • 2 Publicações