3449 Publicações -

Residência ENSP/Fiocruz 2018: Edital aberto com vagas para Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Odontologia

há 1 ano     -     
Residência ENSP/Fiocruz 2018: Edital aberto com vagas para Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Odontologia


A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tornou públicas as normas para o processo de seleção para as vagas de alunos na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ano 2018/2020. O programa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ).

O programa terá duração de dois anos e, durante o período, todos os aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 3.330,43 e estarão vinculados a uma carga horária semanal de 60 horas.

Poderão participar do processo de seleção para a Residência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca 2018 os candidatos que concluíram ou venham a concluir, até o dia 18 de fevereiro de 2018, bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

Os candidatos, até o dia da matrícula, devem ter obtido a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, se essa exigência for aplicável.
  1. Vagas e Especialidades para a Residência da Ensp/Fiocruz 2018
Serão oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas, ao todo, das quais destacamos as seguintes áreas:
  • 05 vagas para graduados em Enfermagem;
  • 05 vagas para graduados em Odontologia;
  • 05 vagas para graduados em Psicologia;
  • 05 vagas para graduados em Nutrição;
  • 05 vagas para graduados em Farmácia;
A formação para todas as áreas da saúde colocadas acima é realizada em serviço sob supervisão de preceptores e desenvolvida junto às equipes de saúde da família, dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ) e das Clínicas da Saúde da Família distribuídas em territórios inscritos na cidade do Rio de Janeiro.

As atividades teóricas e teórico-práticas são desenvolvidas, principalmente nas dependências da Ensp, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas dialogadas e expositivas e outras formas de ensino.

Nutricionista: Prepare-se para o programa de residência da Ensp/Fiocruz 2018

Enfermeiro: Prepare-se para o programa de residência da Ensp/Fiocruz 2018 

Psicólogo: Prepare-se para o programa de residência da Ensp/Fiocruz 2018 

Dentista: Prepare-se para o programa de residência da Ensp/Fiocruz 2018 

Farmacêutico: Prepare-se para o programa de residência da Ensp/Fiocruz 2018 
  1. Inscrições para a Residência Multiprofissional Ensp/Fiocruz 2018
As inscrições deverão ser realizadas através da Plataforma Sigals, da Fio Cruz, entre os dias 07 de julho e 09 de agosto de 2017. Os interessados em concorrer a uma das bolsas-trabalho deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível, imprimir o documento, assinar e encaminhar, via Correios por Sedex ou pessoalmente, no Serviço de Gestão Acadêmica Lato Sensu e Qualificação Profissional, localizado na rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos, edifício Joaquim Alberto Cardoso de Mello, 1º andar, sala 105 – Rio de Janeiro.

Junto ao formulário, devem ser enviados uma Carta de Intenção; Curriculum vitae atualizado; Declaração de ciência, concordância e participação do candidato por categoria preenchida e assinada conforme modelo em edital; e comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 130,00; O boleto bancário pode ser gerado na mesma plataforma de inscrição para o concurso.
 
  1. Seleção e Provas da Residência Multiprofissional Ensp/Fiocruz 2018
A seleção dos residentes multiprofissionais da Ensp/Fiocruz 2018 será realizada em duas etapas. A primeira consiste em prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório no dia 17 de setembro de 2017, das 9h ás 12h30, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Ensp, localizado na rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos – Rio de Janeiro.

O exame consistirá em questões abertas e análise de situações problemas relacionados à prática na/da Estratégia de Saúde da Família e temas gerais da Política de Saúde, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Ambiental e do Trabalhador, Atenção Básica e/ou Atenção Primária em Saúde. O edital informou que não será indicada bibliografia de referência.

A segunda etapa, de caráter classificatório, consistirá da análise do Curriculum vitae, análise da carta de intenção e entrevista/arguição a serem realizados no período de 08 a 10 de novembro de 2017. O resultado final será divulgado no dia 23 de novembro de 2017.

Clique aqui e confira o EDITAL COMPLETO da seleção para Residência Multiprofissional da Ensp/Fiocruz 2018

Confira todos os Programas de Residência Multiprofissional 2018 clicando aqui.


3449 Publicações - 0 Seguidores

  • 3449 Publicações