Residência 2019: Psicologia da Saúde e Hospitalar

há 11 meses     -     
Residência 2019: Psicologia da Saúde e Hospitalar


Está se preparando para as provas de Residência? Uma das principais áreas de interesse dos estudantes é a de Psicologia da Saúde e Hospitalar. Fique atento as informações abaixo que preparamos para tirar suas dúvidas e bons estudos!

Primeiramente, você precisa saber que a residência multiprofissional é um programa de cooperação intersetorial, oferecida normalmente por Hospitais Universitários (apesar de não se restringir à essa área), com o objetivo de capacitar estudantes da área de saúde através de atividades práticas, prestando serviços para um órgão de saúde.

Uma das dúvidas mais frequentes dos alunos é sobre a natureza da Residência Multiprofissional, em outras palavras: “Residência é Pós-Graduação?”. Adiantando a resposta: Sim, a Residência é uma pós-graduação!

Entretanto, existem algumas diferenças básicas. A residência é uma pós-graduação latu sensu caracterizada pelo treinamento direto no campo de trabalho. Além disso, os programas de residência são regidos pelas diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde. Informações acerca dos aspectos legais que regem estes programas podem ser encontrados nas resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS).

Outra diferença importante de dizer é a carga horária. As residências têm uma carga horária (5.760 horas, em média) bastante superior a uma pós-graduação comum. Porém, uma grande vantagem das residências é a bolsa (R$ 3.330,43) e o fato de que os programas de residências são gratuitos. Ao fim da residência, todos devem fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que já é incluso na estrutura de disciplinas do programa.

Quais são as especialidades das Residência para Psicólogos?

Em Psicologia, as principais opções são: Psicologia Clínica, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde do Adulto, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Neonatologia, Gerontologia, Clínica Médica e Cirúrgica, Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Neurocirurgia, Terapia Intensiva, Transplante e Captação de Órgãos, Reabilitação Física, Urgência e Emergência.

Quais assuntos caem na prova de Psicologia da Saúde e Hospitalar?

Mapeamos os assuntos mais recorrentes em provas de Psicologia da Saúde e Hospitalar e apresentaremos aqui para você. Para cada uma das disciplinas apresentaremos um quadro explicativo que descreve brevemente cada um dos assuntos.

Psicologia da Saúde e Hospitalar:
 
Assuntos Descrição
Adoecimento e Implicações Inclui todos os aspectos envolvidos no processo de adoecimento, como: a comunicação do estado ao paciente, as relações estabelecidas com o cuidador, a adesão aos tratamentos e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas ao decorrer do processo.
Atenção e Cuidado em Saúde O papel do psicólogo nos diferentes níveis da atenção básica em saúde.
Atendimento em Saúde Todas as modalidades de atendimento que podem ser oferecidas pelo Psicólogo dentro das instituições de Saúde.
Atuação em Saúde As formas de atuação possíveis para os Psicólogos dentro do sistema de saúde. Inclui a reflexão sobre a transposição do modelo clínico para o ambiente hospitalar.
Equipes Multiprofissionais Definição dos tipos diferentes de equipes, aspectos do papel e responsabilidades do Psicólogo dentro de equipes multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.
Histórias das Políticas Publicas Marcos históricos do desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil.
Luto e Morte Definições e caracterizações do estado de luto dos pacientes. Todos os aspectos envolvidos sob a temática da morte de acordo com o ponto de vista de diferentes autores. O trabalho desenvolvido com pacientes em estado terminal, e com os familiares destes.
Promoção, Prevenção e Reabilitação As definições e características das ações básicas em Saúde.
Saúde da Mulher Teorias e as práticas sobre os diversos temas da Saúde da Mulher, inclui ainda as características e especificidades do atendimento às mulheres nas instituições de saúde.
Saúde e Doença Definições e concepções sobre o conceito de saúde, além da caracterização do limite entre saúde-doença.
Segurança em Contexto Hospitalar Práticas de segurança a serem observadas dentro deste contexto de trabalho específico.
Teoria e Metodologia As principais teorias sobre a Psicologia da Saúde e Hospitalar, além das práticas de pesquisa que são mais frequentes e adequadas para a área da saúde pública.
Teorias de Manejo de Estresse As teorias que versam sobre as possibilidades de atenuação do estresse nos pacientes em instituições de tratamento.
Uso e Abuso de Substâncias As teorias e práticas sobre a população que faz uso do álcool e outras drogas. O papel do psicólogo dentro dos programas de saúde e políticas públicas voltados para esta temática, e os principais quadros psicopatológicos associados ao uso e abuso das substâncias.


SAIBA COMO SE PREPARAR BEM PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA! 
 


59 Publicações - 2 Seguidores

  • 59 Publicações