Residência SESAB 2020: Confira tudo que cai na prova de enfermagem!

há 4 meses     -     
Residência SESAB 2020: Confira tudo que cai na prova de enfermagem!

Residência SESAB 2020: Confira tudo que cai na prova de Enfermagem

Residência SESAB 2020: Confira tudo que cai na prova de enfermagem!

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) está para lançar o edital unificado com mais de 200 vagas para os programas de Residências em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional, para a enfermagem estamos estimando mais de 70 vagas! O processo seletivo é realizado pela Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU’s), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e conta com a consultoria técnica do Instituto AOCP.

Neste artigo vamos trazer algumas informações importantes sobre o conteúdo programático da Residência SESAB Enfermagem 2020. Aqui você irá encontrar:

  1. Estrutura da Prova Objetiva para Residência;
  2. Conteúdo programático para Enfermagem;
  3. Análise da recorrência das disciplinas específicas;
  4. Estratégias de estudo para Residência.

 


SE PREPARE PARA A RESIDÊNCIA SESAB 2020!


 

Estrutura da Prova Objetiva para Residência.

A prova tem aquele formato que todo estudante ou concurseiro já conhece, cinco alternativas de múltipla escolha, com uma opção verdadeira. Mas não pense que isso torna sua tarefa fácil, a grande maioria das questões de prova do Intituto AOCP seguem a estrutura de enunciados com textos antes da pergunta, as alternativas demandam uma leitura minuciosa e muito cuidado com as pegadinhas!

O grande objetivo do processo seletivo é escolher os melhores entre os profissionais de enfermagem, então pode acreditar que a prova será bem estruturada para isso.

Então, vamos colocar aqui para vocês o formato dessa prova:

A prova objetiva tem caráter eliminatório, classificatório e vale 50 pontos. Os pesos estão de acordo com a tabela abaixo:

Programa

Área do conhecimento

Nº de Questões

Valor por Questão

(Pontos)

Valor Total

(Pontos)

Para todas as Residências exceto Bucomaxilofacial Código (115)

Conhecimentos Gerais em Saúde

15

1

15

Conhecimentos específicos da Graduação

20

1

20

Conhecimentos específicos do programa de residência

15

1

15

Total de Questões e Pontos

50

-

50

 

A tabela está de acordo ao edital 2019/2020, então vemos aí uma diferença nas pontuações, ou seja, todas as questões possuem o mesmo peso!  Não se preocupe, vamos analisar isso juntos e você vai entender como direcionar seus estudos para não negligenciar nenhum conteúdo!

Conhecimentos Gerais em Saúde – Aqui consta o conteúdo programático para todas as áreas de GRADUAÇÃO:

Bioética; Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade; Constituição Federal de 1988, Seção II – Da Saúde; Controle Social; Economia da Saúde; Educação em Saúde; Epidemiologia; Financiamento da Saúde; Humanização da Atenção e da Gestão na Saúde; Legislação SUS: Lei Federal nº. 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal nº. 8.142, de 28/12/1990 e Decreto Federal nº. 7508, de 23/06/2011; Liderança no Trabalho; Modelos Assistenciais em Saúde: organização da assistência à saúde; Monitoramento de Indicadores de Estrutura, Processo e Resultados; Pacto pela Saúde; Planejamento, Gestão e Avaliação de Serviços e Programas de Saúde; Política Nacional da Atenção Básica; Política Nacional de Promoção da Saúde; Políticas Públicas em Saúde e sua Evolução Histórica; Processo de Trabalho em Saúde; Programas de Saúde; Qualidade em Serviços de Saúde: conceitos e aspectos gerais; Segurança do Trabalho em Saúde; Norma Regulamentadora 32 (NR 32); Trabalho em equipe multidisciplinar; Vigilância à Saúde: Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Sanitária e Ambiental.

O conteúdo será cobrado em todas as áreas da residência, são questões importantes que podem lhe dar a pontuação diferencial em relação aos outros candidatos, portanto dê atenção também a este conteúdo!

Agora vou trazer para vocês os conteúdos específicos para Enfermagem!

 

Conteúdo programático para Enfermagem.

ÁREA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENFERMAGEM

Ética e Bioética em Enfermagem: Aspectos éticos e legais do exercício profissional do enfermeiro;


Fundamentos de Enfermagem: O cuidado humanizado em saúde e em enfermagem. Sinais vitais. Administração de medicamentos (noções de farmacologia, cálculo para dosagem de drogas e soluções, vias e cuidados na aplicação, venóclise). Aplicação de calor e frio. Cuidados de enfermagem aos clientes portadores de úlceras por pressão e/ou feridas. Cuidados e manuseio de tubos, drenos, sondas e cateteres;


Metodologia da Assistência de Enfermagem: Sistematização da Assistência em Enfermagem, Processo de Enfermagem;


- Administração em Enfermagem: princípios e elementos de administração, estrutura organizacional, supervisão, avaliação de desempenho, planejamento de recursos humanos e materiais em enfermagem;


Biossegurança: Prevenção e controle de infecção hospitalar;


- Saúde Coletiva: Vigilância em Saúde, Programa de prevenção, controle e tratamento da hanseníase e tuberculose. Programa de controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus. Programa Nacional de DST/AIDS. Calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Saúde do adulto e do idoso: Cuidados de enfermagem nas situações clínicas e agravos aos indivíduos e famílias.

 

 


Confira aqui como fazer uma revisão completa para as vagas de enfermagem!


O edital vai trazer o conteúdo programático de enfermagem com a ideia de que, independente da área escolhida, todo enfermeiro deve dominar o conteúdo ali descrito. 

 

Análise da recorrência das disciplinas específicas.

 

Disciplinas Básicas

Porcentagem de Cobrança

Porcentagem de específicas

Saúde Coletiva

35%

28%

Sistema Único de Saúde

Disciplinas Específicas

 

Enfermagem Clínica e Cirúrgica

65%

20%

Semiologia e Semiotécnica

15%

Urgência e Emergência

15%

Saúde da Mulher

10%

Saúde da Criança

6%

Farmacologia

3%

Saúde Mental

2%

Outros

1%

 

Essa análise foi feita utilizando 1000 questões de provas, sendo assim, ficou claro quais disciplinas caem mais e que as bancas normalmente tem um padrão de recorrência. Isso é um ponto super positivo para você, que pode já estruturar seus estudos de acordo ao conteúdo programático das disciplinas específicas e também com a sua porcentagem de recorrência em prova. Observe aqui que a grande maioria das questões são voltadas para a Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Semiologia e Semiotécnica, e, Urgência e Emergência.

Lembre-se que as outras matérias também são importantes, sabe porquê? Cada prova tem as questões de conhecimentos específicos do programa de residência escolhido! São 15 questões e todas elas tem peso 1,0. Então, se você escolheu a residência em Obstetrícia, por exemplo, sabe que em conhecimentos específicos do programa escolhido cairão 15 questões voltadas para obstetrícia, saúde da mulher e, possivelmente, algumas de pediatria voltadas para o atendimento ao recém-nascido. Olha, essas questões são o seu foco principal, todo seu estudo precisa ser planejado para gabaritar essa parte da sua prova!

Independente do tipo de programa que você escolher para o seu processo seletivo, tenha certeza que o estudo específico vai ser super importante, você vai precisar de materiais atualizados, organizar bem o material de estudo, escolher materiais bem reconhecidos no mercado e indicações de estudo de colegas que também foram aprovados na residência.

Por isso vamos falar abaixo sobre as principais estratégias de estudo rumo à sua aprovação!

 

Estratégias de Estudo para a Residência.

Faça um planejamento de estudos criterioso:

Esse planejamento depende de quanto tempo de estudo você possui diariamente, do seu conhecimento prévio e também do tempo que você tem antes da prova. Então, antes de começar, PLANEJE! Uma ótima dica é realizar um simulado de prova para testar seu conhecimento prévio e a partir daí traçar seu ciclo de estudo.

Organize seu material de estudos:

Organização é fundamental, como enfermeiros já sabemos disso! Escolha um ambiente propício para estudo, e use-o somente para esse fim! Assim condicionamos nosso cérebro a entender que quando estamos naquele ambiente iremos estudar e já nos preparamos para isso! Seu material também precisa estar organizado, facilitando o uso e evitando a procrastinação. Imagine, se você observa uma mesa de estudos desorganizada, vai te motivar a estudar? Não, né? Então, deixe sempre tudo em seu devido lugar.

Selecione bem o material escolhido:

O material precisa ser excelente para o seu estudo, portanto escolha produtos bem reconhecidos no mercado, de linguagem clara, funcional e objetiva. Pense em produtos com o foco em residências e concursos, pois a objetividade desse material é algo muito importante para você, todo tempo é essencial e materiais com essa característica lhe fará ganhar tempo! Vou deixar aqui algumas indicações de materiais de enfermagem como cursos e livros de questões que com certeza farão a diferença nos seus estudos:

Combo Preparatório para Residências em Enfermagem 

Combo Preparatório para Concursos em Enfermage - Livro  

Preparatório Online para Residências em Enfermagem 2020 

Estabeleça uma rotina de estudos:

Uma rotina de estudos vai te ajudar muito, crie um cronograma de estudos que você possa seguir, analisando o tempo que você pode se dedicar unicamente ao estudo e estruturando de acordo ao conteúdo que você precisa ver e revisar. Não negligencie a revisão! No seu cronograma também precisa existir momentos para a revisão dos assuntos. Ao perceber que aos poucos você segue completando seu planejamento de estudos, cada vez mais você terá vontade de continuar! O importante é dar o passo inicial, e um bom cronograma de estudos lhe ajudará nisso.

Resolva questões, faça provas anteriores e esquematize seu material:

Busque sempre resolver questões de provas para testar seus conhecimentos, livros de questões e questões comentadas são excelentes para isso, vão lhe direcionar ao que você tem acertado ou errado mais. Assim como resolver provas anteriores e simulados, faça isso exatamente como se estivesse no dia da prova! Esse tipo de treinamento ajudará a lhe manter calmo e bem preparada para o grande dia!

Não se esqueça de se alimentar bem, exercitar-se regularmente e não esquecer de pausar para descanso e lazer!

Bons estudos!




81 Publicações - 1 Seguidores

  • 81 Publicações