Revisão!

há 3 anos     -     
Revisão!

Como todos nós sabemos, estudar para concursos públicos não é tarefa fácil. Requer empenho, disciplina, organização e também algumas renúncias. Mas isso pode demorar algum tempo.

Não são raras as vezes que temos, ao longo dessa caminhada, fazer alterações, quer seja na nossa rotina, quer seja na forma como estudamos, mas isso pode ser muito bom porque quando percebemos que o estudo não está rendendo como deveria, percebemos que é hora de fazer alguns ajustes para saber o que melhor nos convém.

É exatamente nesse momento que percebemos que aquilo que estamos estudando deve de alguma forma permanecer na nossa memória, mas como fazer para lembrar de tantas informações juntas (e muitas vezes misturadas) ao mesmo tempo?

Um dos piores problemas para quem estuda é a chamada \'Curva do Esquecimento\', desenvolvida pelo alemão Hermam Ebbinghaus em 1885. A curva do esquecimento ilustra a capacidade do nosso cérebro em armazenar uma informação recém adquirida. Através de várias experiências, Ebbinghaus conseguiu mensurar o efeito do tempo na memória. Veja o gráfico abaixo:

 

A curva do esquecimento nos alerta para algo que, por vezes, negligenciamos: O poder da revisão. Senão vejamos:

O ponto A ocorre quando você reteve toda a informação acerca de um determinado assunto, no final de uma aula por exemplo. Agora, perceba que, com o passar do tempo, aquela informação que você reteve vai se perdendo rapidamente. No ponto B, passados apenas dois dias, se você não fizer revisão alguma, estará sabendo apenas cerca de 30% da aula. A o final do sexto dia, restarão menos de 5% da informação original.

Verifique agora o ponto C, ele representa a primeira revisão da aula e a linha verde demonstra uma nova curva do esquecimento. Observe que a informação fica retida por um tempo bem maior: se em dois dias você perde 70% da aula que aprendeu, caso se faça uma revisão do assunto, o intervalo de tempo passa a ser de 5 dias para se chegar ao mesmo patamar. O ponto D representa uma segunda revisão e o E uma terceira revisão (perceba que neste estágio, o tempo quase não influencia na perda da informação!).

Com base na curva do esquecimento que foram desenvolvidas duas técnicas eficazes de revisão: A técnica RPC e a técnica R12X.

Para conhecer melhor essas técnicas, baixe gratuitamente este e-book (em PDF) onde o autor e desenvolvedor das técnicas explica melhor o funcionamento e como fazer essas revisões.

Lembre-se: Tão importante quanto estudar é não esquecer o que estudou, e a revisão é a arma mais poderosa que você tem para que isto não aconteça.


Se você tem interesse em ser mais estratégico e otimizar seu planejamento para concursos, o Ex-Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro de técnicas e estratégias para concursos. Clique aqui para baixar grátis o seu!

Fonte: http://concurseiroprofissional.jusbrasil.com.br/artigos/238112139/revisao-2-tecnicas-matadoras-para-voce-nunca-mais-esquecer-conteudo?utm_campaign=newsletter-daily_20151002_2056&utm_medium=email&utm_source=newsletter

7 Publicações - 3 Seguidores

  • 7 Publicações