4878 Publicações -

Revisão EBSERH: Como se preparar nesta reta final

há 1 mês     -     
Revisão EBSERH: Como se preparar nesta reta final

Revisão EBSERH: Como se preparar na reta final

Ei, está se preparando para o Concurso EBSERH? Então esta matéria é para você!

As provas já estão chegando (02 de Fevereiro - Nacional; 09 de Fevereiro - Uberlândia), mas não precisa se desesperar. Ainda há tempo de reforçar os estudos e garantir uma preparação completa. 

Nós queremos certificar que você aproveite cada segundo dessa reta final para fortalecer seus conhecimentos e preencher qualquer lacuna que esteja te afastando da tão cobiçada aprovação.

Por isso, nesta primeira semana da campanha #VocêAprovado, nós preparamos um conteúdo especial de Revisão EBSERH para que você possa se organizar e enfrentar os últimos dias de estudo da forma mais produtiva e efetiva possível.

Além desta matéria, hoje (15/01), às 19h, irá acontecer uma LIVE super especial de RETA FINAL: REVISÃO LEGISLAÇÃO EBSERH no instagram @sanar.saude. As professoras Wanja Luciano e Ana Vanessa Neves irão comandar o evento, que também contará com sorteio e uma super surpresa ao final. Amanhã (16/01), também às 19h, terá outra LIVE com as professoras Ana Paula e Erika Pedreira, focando em Legislação do SUS para a prova da EBSERH! Não dá para perder!

 

Neste artigo, você verá:

  • Como estudar nesta reta final da EBSERH?
  • Quais assuntos devem ser priorizados?

 

Como estudar nesta reta final da EBSERH?

 

O tempo está passando e a prova está cada vez mais perto. Porém, tendo consciência exata da quantidade de dias que faltam, você pode elaborar um planejamento especial para suprir suas maiores inseguranças e te deixar mais confiante na hora de realizar o exame.

Por isso, separamos 5 Dicas Infalíveis para você conseguir estudar de forma mais produtiva nesse curto espaço de tempo:

 

1. Faça um roteiro de estudo

 

Não importa se falta um mês ou dois dias até a prova, o primeiro passo de sua preparação sempre será o mesmo: leia o edital com bastante atenção. 

Analise bem os conteúdos que serão cobrados e, a partir disso, faça um roteiro de estudos. Como não resta muito tempo até a prova, priorize os assuntos que você tem mais dificuldade, principalmente os de Conhecimentos Gerais (que é o que, geralmente, faz mais diferença no resultado). 

Anote todo o seu cronograma em uma agenda. Olhar a agenda lhe dará uma compreensão muito melhor sobre como será a sua semana. Essa visão vai te ajudar a organizar o seu tempo. 

Até aqui, incentivamos que você faça um roteiro geral, certo? Pronto, agora faça uma lista detalhada para cada conteúdo - quais capítulos e conceitos devem ser estudados? Divida o tempo disponível de acordo com o volume (e a dificuldade) de cada conteúdo. 

 

2. Seja rigoroso com o tempo

 

Faça um compromisso com você mesmo: não vai adiantar sentar para estudar se você não encarar esse momento como exclusivo. Utilize seu tempo com seriedade. 

Comece desligando o celular e só use a internet para pesquisar ou esclarecer dúvidas que surjam durante o estudo. Os aparelhos eletrônicos são uma armadilha para quem não pode perder a concentração. 

Outra boa dica é optar por estudar sempre nos mesmos horários do dia. Escolha o período em que sente o seu cérebro mais alerta. Algumas pessoas gostam de estudar os materiais pela manhã, quando a mente está mais motivada. Outras, preferem descansar a mente durante o dia e só começar os trabalhos à noite. Toda opção é válida, contanto que você consiga tirar o melhor proveito do momento.

 


Fisioterapeuta, confira nossa super oferta para você GARANTIR SUA APROVAÇÃO nesta reta final da EBSERH

Nutricionista, confira nossa super oferta para você GARANTIR SUA APROVAÇÃO nesta reta final da EBSERH

Farmacêutico, confira nossa super oferta para você GARANTIR SUA APROVAÇÃO nesta reta final da EBSERH


 

3. Foque na resolução de questões

 

Estamos nos últimos momentos da preparação para a prova, isso significa que você precisa focar mais na prática e menos na teoria. É a resolução de questão que vai te preparar melhor nesta reta final. 

Muitos concurseiros esquecem da necessidade de praticar o que está aprendendo e acabam não se dando bem na hora de resolver as questões da prova. 

Por isso, selecione questões sobre o que você está estudando (seguindo o roteiro feito anteriormente), determine um tempo para a resolução das mesmas e mãos na massa (ou no lápis). Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende, fixando mais os assuntos e te preparando para a realidade da prova. 

Esse tipo de exercício também é excelente para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

Outra dica: dê preferência às provas da mesma banca do concurso que você irá prestar. Afinal, elas costumam seguir um padrão e isso te ajudará muito na hora da prova.

 

4. Mantenha sua motivação

 

Não existe estímulo maior do que pensar no objetivo a ser alcançado. Se imagine no dia da sua aprovação, depois na nomeação e até mesmo exercendo a função. 

Se mantenha focado em seu objetivo e não desista, toda vez que se sentir cansado ou desmotivado (ou desesperado) lembre-se do porque deseja a aprovação e continue!

 

5. Respeite os momentos de descanso e lazer

 

É difícil manter a calma quando se está perto de prestar as provas do tão esperado concurso, no entanto isso é fundamental. Faça intervalos durante os estudos, descansar é tão importante quanto o estudo em si. 

A mente trabalha melhor quando você faz uma pausa a cada 25 minutos de estudo - experimente pausar por cinco minutos. Essa técnica ajuda a absorver a matéria e relaxar, fazendo com que sua mente se sinta renovada para mais estudos. 

Lembre-se também de fazer alguma atividade física, uma simples caminhada já é o suficiente. O importante é que o corpo se movimente, assim você ficará mais alerta e contribuirá para que corpo e olhos se ajustem depois do tempo excessivo concentrado em um único ponto. 

Não se esqueça de comer, nunca pule refeições para estudar mais. Faça uma pausa para comer um lanche saudável ou alimentos que lhe deem energia! Vai ajudar seu corpo a estar 100% para os estudos.

E, acima de tudo, respeite o tempo de cada coisa. Não adianta nada ficar “estudando” pensando em sair ou ir para a praia e se sentir culpado por não estar estudando. Assim você não estará fazendo nem uma coisa e nem outra. 

Quando você fizer seu roteiro de estudos, não deixe de reservar um tempo para seu lazer. Pense direitinho nas suas necessidades e encaixe suas tarefas da melhor forma possível. Se você seguir direitinho seu roteiro, não se preocupará tanto e nem se sentirá culpado por nada.

Aproveite 100% do momento do estudo e 100% do momento do lazer. Cada um tem sua importância e fará a diferença na jornada para a sua aprovação.

 

Quais assuntos devem ser priorizados para a EBSERH?

É quase uma regra geral que, nos Concursos para a Saúde, o que faz a diferença são os assuntos de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Legislações do SUS e da EBSERH).

Isso porque são as áreas com as quais os profissionais têm menos contato tanto na faculdade, quanto no cotidiano. Quem se prepara melhor para essas questões, sai com uma enorme vantagem. 

Por isso, reunimos aqui os principais assuntos de Conhecimentos Gerais para você revisar nesta reta final da preparação.

 

Língua Portuguesa 

 

Português é uma das matérias mais decisivas na hora de desempatar candidatos. Na prova da EBSERH não teria como ser diferente. Por isso, listamos 3 dos principais assuntos que você deve priorizar nesta reta final: 

 

  • Interpretação de texto

Quando falamos em interpretação de texto, muitos conteúdos estão associados. Alguns deles são intertextualidade, coesão e coerência, conectivos, noções gerais de compreensão de texto etc. 

Estude bem todos eles e, principalmente, aprenda a associá-los. A melhor forma de treinar isso é respondendo questões passadas. Quanto mais questões, melhor.

 

  • Termos das orações 

Além de estudar a estrutura dos tipos de oração, é necessário se aprofundar em concordância e regência verbal/nominal, pontuação e uso da crase. Entenda todas as regras básicas e aplique-as durante a resolução de questões. 

Este é um assunto que cai SEMPRE, portanto dê uma atenção maior e arrase na prova!

 

  • Substituição de termos e palavras 

Aqui não falamos apenas de sinônimos, mas de todos os termos e elementos que funcionam como substituintes da oração. 

É preciso estudar colocação pronominal, significação contextual de palavras e expressões, variação linguística etc. 

 

Raciocínio Lógico

 

Sabemos que muita gente vive fugindo da matemática e do raciocínio lógico, mas quem fizer isso estará garantindo sua REPROVAÇÃO na certa. 

Como a gente trabalha com APROVAÇÃO, pedimos a ajuda do professor Wagner Aguiar para determinar os três assuntos essenciais para estudar nessa época decisiva na preparação. Estamos colados com vocês nesta jornada rumo à EBSERH!

Os três principais assuntos para focar nesse momento são:

 

  • Lógica Proposicional (p e q)

Esse assunto é o rei das provas das bancas IBFC e VUNESP. 

Chamamos de proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, exclusivamente (nenhuma proposição pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo). Lembrando que a oração precisa ter sujeito e predicado.

Esse assunto costuma confundir muito os concurseiros e fazê-los perder tempo nas provas, mesmo sendo simples e não precisando da realização de contas. Por isso, treine bem estas questões e esteja preparado para o que vier!

 

  • Sequências envolvendo números

Esse assunto também é praticamente certo que cairá na sua prova. Trata-se de questões com sequências numéricas (que também podem envolver letras, padrões, objetos etc.) cujo objetivo é que você encontre o padrão e o reproduza. 

O segredo para se tornar fera nisso é fazer o máximo de questões possíveis para adquirir maior flexibilidade lógica e rapidez de raciocínio.

 

  • Análise Combinatória

Dos assuntos citados, esse costuma ser o mais temido por necessitar da combinação de raciocínio lógico com aplicação de “fórmula”. 

Podemos definir a análise combinatória como um conjunto de possibilidade formado por elementos finitos. A mesma baseia-se em critérios específicos que possibilitam a contagem e a realização da análise de possibilidades e combinações.

Estude bem:  o princípio fundamental da contagem, fatorial, arranjos simples, permutação simples, combinação e permutação com elementos repetidos.

 

Legislação da EBSERH

 

A Legislação EBSERH é talvez o assunto mais temido por quem está se preparando para a prova, já que é algo totalmente específico, cujo primeiro contato geralmente ocorre apenas durante os estudos para o concurso. 

Por isso, nós trouxemos aqui a nossa principal aposta para a prova de Legislação aplicada à EBSERH! Preste bem atenção porque isso pode garantir sua aprovação!

 

  • Estatuto Social da Ebserh

Quando falamos em órgãos estatutários, são todos aqueles que estão previstos no Estatuto Social de 2018: Assembléia Geral (AG), Conselho de Administração (CA) e Diretoria Executiva (DE); Conselho Fiscal (CF); Conselho Consultivo (CC); Comitê de Auditoria, Comitê de elegibilidade, de indicação e remuneração; Comitê de Compras e Contratações; Comitê de partes relacionadas; Conselho de Área de controle interno e gerenciamento de riscos; Auditoria interna e Ouvidoria. 

Nossa mestra Wanja Luciano, especialista em Legislação EBSERH, disponibilizou um material sensacional para vocês. Essa tabela abaixo possui as principais informações sobre esses órgãos e, com certeza, estudando por ela você terá questões garantidas a seu favor! Esse é um presente SENSACIONAL que só a Sanar disponibiliza para vocês!!

PS: Não estão na tabela o Conselho de Área de controle interno e gerenciamento de riscos, Auditoria interna e Ouvidoria, pois não há descrição de suas funções no Estatuto. Apesar disso, eles não deixam de ser órgãos estatutários.

Tabela - Órgãos Estatutários da EBSERH

Campanha #VocêAprovado em 2020 na Saúde!

 

 

4878 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4878 Publicações