3552 Publicações -

Revisão SESAB 2018: Questões Comentadas sobre Conhecimentos Gerais em Saúde

há 1 ano     -     
Revisão SESAB 2018: Questões Comentadas sobre Conhecimentos Gerais em Saúde


O edital para o processo seletivo da SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB) determinou que os candidatos tem até dia 17 de dezembro de 2017 para realizar inscrição e concorrer às 220 vagas de seus Programas em Residência, distribuídas entre diversas áreas da saúde que contemplam Nutricionistas, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Veterinários, Dentistas e Fisioterapeutas.

Essa oportunidade de especialização favorece a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado e em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. Para o ingresso em 2018, frisamos que são 220 vagas abertas para profissionais de todo o Brasil.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de dezembro e as provas acontecem em 07 de janeiro de 2018, ou seja, são 21 dias para se preparar entre o fim das inscrições e o exame objetivo!

A prova terá uma estrutura já bastante conhecida pelos concurseiros residentes. Serão cinco alternativas de múltipla escolha (A.B.C.D.E), com uma opção verdadeira. Ao todo, teremos 50 questões, e, dessas, 15 questões abordarão Conhecimentos Gerais em Saúde.

Por isso, para dar aquela força na preparação, separamos questões sobre Conhecimentos Gerais em Saúde, de acordo com o conteúdo programático do Edital, através de nosso renomado professor Maurício Brasil, um dos Coordenadores da nossa produção acadêmica na área de saúde.

Se você ainda não se sente preparado, estude por materiais específicos para esse formato de Seleção:
Enfermagem | Farmácia Fisioterapia Odontologia | Medicina Veterinária | Nutrição Psicologia


E, então, vamos testar os conhecimentos respondendo às questões? Logo em seguida, estão as respostas comentadas de cada uma. Boa sorte!

Questão 01 - As conferências de Saúde têm como objetivo principal a definição de diretrizes gerais para a política de saúde, devendo ser realizadas nacionalmente a cada:

A)Dois anos
B)Três anos
C)Quatro anos
D)Seis anos
E) Oito anos.

Questão 02 - Dentre os diferentes usos da Epidemiologia, pospostos por Morris, incluem-se:

I) diagnosticar a situação da saúde de uma comunidade
II) identificar possíveis associações causais de doenças
III) estimar os riscos individuais e as probabilidades de adoecer
IV) avaliar os serviços de saúde

A) todos (I à IV)
B) somente I, III e IV
C) somente I, II e IV
D) somente I e IV
E) somente III e IV

Questão 03 - De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, da receita de impostos da União o Governo Federal deverá dispor para o Setor Educação:

A) 3%
B) 5%
C) 12%
D) 18%
E) 25%
 
Questão 04 - Sobre o modelo de atenção à saúde dos trabalhadores, considere as afirmações seguintes:

I. Buscam-se as melhorias das condições de vida e de trabalho, a redução dos problemas de saúde relacionados ou não com o trabalho, por meio da prevenção dos agravos à saúde e a promoção da saúde.
II. Desconsidera o trabalho como oportunidade de saúde e bem-estar para os trabalhadores.
III. Entre os princípios que embasam a Saúde do Trabalhador (ST), destaca-se o direito dos trabalhadores à proteção social, na dependência do tipo de vínculo do trabalho.
IV.Inclui o direito à recusa do trabalho perigoso e/ou insalubre, eu pressupõe a informação e a sustentação política por suas organizações representativas.

Estão corretas:

A) somente II e III
B) somente I e IV
C) somente I, III e IV
D) somente I, II e IV
E) todas (I à IV)
 
Questão 05 –Das seguintes afirmativas sobre o uso de incineradores de lixo, assinale a FALSA:

A) pode trazer vantagens em grandes cidades pela economia de transporte
B) a instalação de incineradores é cara
C) a manutenção e a operação são caras e exigem especialização
D) é um sistema que oferece grande elasticidade por conta da escala de tonelagem dos incineradores disponíveis
E) a recuperação do gasto com o aproveitamento do calor resultante de queima do lixo é problemática

Gabarito e comentários

RESPOSTA 01: (C) “As conferências de Saúde têm como objetivo principal a definição de diretrizes gerais para a política de saúde, devendo ser realizadas nacionalmente a cada quatro anos e contar com ampla participação da sociedade, com representação de usuários paritárias à dos demais segmentos representantes do Poder Político, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviço). A 9ª Conferência Nacional de Saúde recomendou que a periodicidade das conferências municipal fosse bianual e que as estaduais, à semelhança das nacionais, fossem realizadas a cada quatro anos, mediante convocação do Poder Executivo correspondente.”
Ref.: Noronha et al. In: Giovanella. Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. p. 452.

RESPOSTA 02: (B) Morris, classicamente, distinguiu sete usos importantes da Epidemiologia; desses usos, quatro estavam mais vinculados ao planejamento em saúde, a saber: 1. diagnóstico dos problemas de saúde na comunidade; 2. permite fazer projeções; 3. identificação dos grupos mais vulneráveis; 4. métodos de avaliação(serviços e técnicas).
Ref.: Armijo. Epidemiologia. p. 37-40.
 
RESPOSTA 03: (D) A Constituição Federal de 1988, consoante Artigo 212 da Seção I – da Educação Capítulo III do Título VII, determina que 18% da receita resultante de impostos da União sejam destinados ao Setor Educação. Para os municípios brasileiros, a alocação de recursos para a educação, conforme estipula a Constituição retromencionada, deverá comprometer 25% de suas arrecadações tributárias.
Ref.: Brasil, Constituição Federal.
 
RESPOSTA 04: (B) “Buscam-se as melhorias das condições de vida e de trabalho, a redução dos problemas de saúde relacionados ou não com o trabalho, por meio da prevenção dos agravos à saúde e promoção da saúde, considerando o trabalho como oportunidade de saúde e bem-estar para os trabalhadores. Entre os princípios que embasam a Saúde do Trabalhador (ST), destaca-se o direito dos trabalhadores à proteção social, independentemente do tipo de vínculo do trabalho –se formal, informal, servidor, militar, empregado doméstico, dentre outros – de dispor de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Inclui, também, o direito à recusa do trabalho perigoso e/ou insalubre, que pressupõe a informação e a sustentação política por suas organizações representativas.”
Ref.: Santana et al. In: Paim & Almeida. Saúde Coletiva. p. 514-5.
 
RESPOSTA 05: (D) A incineração do lixo pode trazer vantagens em grandes cidades, pela economia do transporte, quando o incinerador é estrategicamente localizado. A instalação de incineradores é cara e sua manutenção e operação dispendiosas, exigindo especialização funcional. É um sistema de pouca elasticidade, dado que a escala de tonelagem de incineradores disponíveis no mercado é descontínua, aumentando bruscamente. A recuperação de gasto com o aproveitamento do calor resultante da queima do lixo é problemática, pela variação do volume e da qualidade em uma mesma cidade.
Ref.: Brasil. Ministério da Saúde. FNS. Manual de Saneamento. 2 ed.  p. 147.

QUER MAIS INFORMAÇÕES E DICAS DE PREPARAÇÃO PARA A SESAB 2018?

Verifique os detalhes de SUA ÁREA no Edital Esquematizado da SESAB 2018

Entenda como funciona a especialização ofertada pela SESAB em 2018

Conheça 07 estratégias de estudo traçadas para a Seleção da SESAB 2018
 




3552 Publicações - 0 Seguidores

  • 3552 Publicações