3498 Publicações -

Saiba como se preparar para a Residência da FIOCRUZ

há 1 ano     -     
Saiba como se preparar para a Residência da FIOCRUZ


ÍNDICE:

1. De olho cerrado nos editais
2. Processo Seletivo
3. Como estudar para as provas
4. Programa de Residência da Fiocruz



A Residência Multiprofissional é uma Pós-graduação lato sensu para todas as profissões da área da saúde, exceto medicina.
O objetivo é ensinar na prática, e teoria também, uma área específica da profissão.

AGORA VAMOS ÀS DICAS DE COMO SE PREPARAR:
 
  1. De olho cerrado nos editais

Estamos no segundo semestre do ano. É nessa época que os editais para os programas de residência multiprofissional começam a ser publicados.
Então, fique de olho! Às vezes, o período de inscrição pode ser curto.

 
  1. Processo Seletivo

Para entrar no programa você terá que fazer uma prova objetiva.
Se passar para a segunda fase, enviará seu currículo para análise.

Prova: geralmente são 50 questões, divididas em 15 de saúde pública e 35 específicas de cada profissão. Mas isso pode variar, dependendo da instituição.

Análise de currículo: caso acerte 50% da prova, ou mais, você é selecionado para a análise de currículo. São atribuídos pontos para suas realizações acadêmicas, como monitoria, bolsa de estudo ou pesquisa, trabalhos científicos, representação discente, participação em eventos, publicação de artigos, estágios, atividades de extensão, prêmios recebidos, pós-graduação, entre outras.
 
  1. Como estudar para as provas

É uma das perguntas mais frequentes e acredite, não há fórmula mágica, mas, há a necessidade de empenho, dedicação, planejamento, autoestima e estudo com material de qualidade.

Então vamos aos passos iniciais, deixo claro que não é uma padronização e sim uma linha guia, um trilho e cabe a cada um transformar estes passos em TRILHAS:
  • Decida o que você quer fazer: não adianta galgar uma residência apenas por ser uma oportunidade! FAÇA SE FOR DESEJO e aquele que te deixa “transbordar” emoção;
  • Escolha uma um método de estudo: atualmente os cursos virtuais estão CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DE TODOS, trazendo o professor até a casa, quarto, carro e vida pessoal do estudante! As vantagens e desvantagens dependerá do que você é capaz de fazer com o que você tem acesso.
  • Não ” garimpem” muito conteúdoescolha um bom curso que agregue professores direcionados a concursos e seleções. Um bom curso/professor SABE DIRECIONAR, acolher, guiar e elaborar o material ADEQUADO para sua preparação;
  • Invista em você, priorize, organize e lembre-se: SEM INVESTIMENTO PESSOAL NÃO HÁ RESULTADO POSITIVO. Sim, busquem o mais acessível financeiramente, MAS LEMBREM QUE NEM SEMPRE SERÁ O MELHOR. Não compre gato por lebre! Pergunte a pessoas que já foram aprovadas, leiam sobre os professores, vejam até que ponto eles ajudam FORA do espaço “PAGO”, ou seja, se eles estão prontos para acolher, não só as dúvidas técnicas e SIM OS MOMENTOS DE ” loucura” virtual;
  • Evitem começar por conteúdo específicos: muitos começam pelos temas que mais gostam! ERRO CRUCIAL. Se eu GOSTO, eu TENHO MAIS FACILIDADE! Então, ENFRENTE e siga em “frente”! FOQUE NO QUE OS OUTROS DEIXAM PARA O final. Sugiro sempre OS CONTEÚDOS COMUNS A TODOS OS CARGOS – pois estes são DEIXADOS DE LADO PELA MAIORIA.
  • Organizar e planejar: organize seu tempo, veja suas possibilidades, adeque sua vida, “vida de futuro residente”! Não deve haver desculpas – faça o melhor COM O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE e perceberá que SEMPRE PODERÁ SE DOAR MAIS;

Estude com o Preparatório para Residência em Nutrição

Estude com o Preparatório para Residência em Enfermagem

Pense diferente, seja um RESIDENTE!
 
  1. Programa de Residência da Fiocruz

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Pública, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), tem como objetivo capacitar profissionais recém-formados da área de saúde e afins para analisar criticamentes as características dos processos geradores dos problemas e questões de saúde.

PROVAS:

I -  Prova Escrita

Consistirá de questões abertas e análise de situações problemas relacionados à prática na/da Estratégia de Saúde da Família e temas gerais da Política de Saúde, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde ambiental e do trabalhador, Atenção Básica e/ou Atenção Primária em Saúde. Não será indicada bibliografia de referência.

- Critérios para a aprovação da primeira etapa

Serão convocados para a 2ª etapa, os candidatos considerados aprovados na 1ª Etapa com base nos seguintes critérios:

1º Mínimo de 60% de acertos na prova escrita (1a etapa);
2º Classificação para a 2ª etapa por categoria profissional e em ordem decrescente de nota;
3º Classificação na 1a etapa correspondente a até 3 (três) vezes o número total de vagas, respeitados os empates na colocação.

II - Entrevista

Fica a cargo da Comissão de Seleção do Programa de Residência a marcação do dia, hora e local das entrevistas.

A entrevista será realizada individualmente e constará de arguição curricular, análise da carta de intenção e sobre temas relativos à Saúde da Família.

- Critérios de Pontuação

Os critérios e pontuações na avaliação da entrevista/arguição curricular serão: A análise de currículo (2,0), carta de intenção (2,0), capacidade de sustentação da argumentação de temas sobre a saúde púbica e saúde da família (4,0), clareza de objetivos e pretensões em relação ao curso (1,0) e disponibilidade de tempo integral e imediata, além de dedicação exclusiva ao curso (1,0) em um total de 10,0 (dez) pontos.

Agora é só ficar de olho na abertura do edital!
3498 Publicações - 0 Seguidores

  • 3498 Publicações