3448 Publicações -

Só 1,9% dos estudantes de medicina tiram nota máxima em nova avaliação nacional

há 1 ano     -     
Só 1,9% dos estudantes de medicina tiram nota máxima em nova avaliação nacional


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (24) os resultados da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).

De acordo com o Inep, os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado.

"Cerca de 91,2% dos estudantes de medicina encontram-se no nível de proficiência adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado", de acordo com nota do órgão.

"Quanto aos desempenhos agregados por Instituições de Educação Superior (IES), 98,71% apresentam média em nível adequado e 1,29%, no básico", informou o Inep.

Segundo o Inep, apenas 9% das instituições de ensino de medicinanão participaram do exame, que contou com 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no 2º ano.

Desenvolvemos um método prático para sistematizar o conhecimento em medicina, para te poupar tempo de estudo e te ajudar na fase mais importante da graduação. Conheça o Internato 2.0 (Clica aqui).

Histórico do Anasem

A criação da Anasem foi anunciada em 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. Ela foi proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares de medicina.

Na versão da antiga gestão, o exame funcionaria com caráter eliminatório e o aluno do sexto ano que não fosse aprovado não poderia fazer residência médica e obter o diploma. No novo modelo do Anasem, essa regra não foi mantida.

Estudantes que ingressaram na universidade em 2015 serão os primeiros a realizar o exame. O número corresponde a cerca de 20 mil estudantes.

 
3448 Publicações - 0 Seguidores

  • 3448 Publicações