Olá CONCURSEIROS e futuros residentes, hoje trago para vocês uma dica que ajudará a traçar seu planejamento de estudos em relação do Sistema Único de Saúde.
Muitos me perguntam nas redes sociais e nas aulas presenciais, e resolvi criar um pequeno roteiro para driblar as " pegadinhas" do edital, no que tange à organização dos temas cobrados e por onde começar, vamos lá?
Em primeiro lugar você deve ler os temas do edital e separar os itens, de acordo com o edital;
Posteriormente você analisa se há temas "dentro de outros temas",por exemplo: o edital cobra: Organização do SUS e também a Lei 8080/90 - todos sabemos que a Lei citada fala da organização do SUS, correto? Logo, você só precisa focar no estudo detalhado da lei e não perderá tempo buscando conteúdo. Faça isso com todos os marcos jurídicos e suas disposições iniciais;
Agora é hora de "por em ordem cronológica": Fica muito mais fácil entender o SUS se você estudar a sua evolução.Para isso você só precisa ordenar os marcos jurídicos, estudando primeiro aqueles mais antigo, exemplo: não há como estudar a Lei Orgânica 8.080/90 sem antes ler os Artigos Constitucionais de 1988, pois para entender a Lei é necessário entender o que veio antes.
Por fim, você deve fazer a relação de marcos jurídicos e suas disposições iniciais, o que facilitará entender e localizar o conteúdo das questões de provas.
E como gosto muito do SUS e quero que todos fechem a prova,deixo aqui uma ordem lógica dos temas mais cobrados:
1- Evolução Histórica das Políticas de Saúde;
2- Constituição Federal artigos 194 ao 200;
3- Lei Orgânica 8080/90;
4- Lei Orgânica 8142/90;
5- Decreto 7508/11;
6 - Resolução 453/12;
7 - Lei Complementar 141/12
Quero todos fechando o SUS!