Vantagens de se ter um Planejamento Financeiro

há 1 ano     -     
Vantagens de se ter um Planejamento Financeiro

Olá investidor,

É muito comum que as empresas se planejem pelo menos uma vez no ano para projetar receitas, despesas e investimentos, esse processo é importante para todas às corporações, desde uma pequena empresa até uma multinacional, e vai definir o sucesso do negócio nos próximos meses e anos. Logo, o planejamento em uma empresa tem que ser acompanhado recorrentemente e é essencial para que a mesma atinja seus objetivos e curto, médio e longo prazo. Mas então, façamos um questionamento: você faz um planejamento financeiro na sua vida pessoal?

A carreira médica é uma das mais bem pagas do país, porém temos que levar em consideração outros pontos a respeito da composição do salário desse profissional. Na maioria dos casos a renda é oriunda de várias fontes além de possuir uma boa parte variável que depende da sua produtividade.

Assim como numa empresa, nós também precisamos terminar o mês com “lucro” nas contas, ou seja, de tudo que ganhamos e gastamos, deve existir uma sobra pra investimentos (sugiro retirar um percentual da receita assim que receber para investimentos, essa é uma das melhores maneiras de ter disciplina financeira).

A partir do momento que possuímos investimentos, devemos traçar planos de curto, médio e longo prazo, como por exemplo: compra de imóvel, intercâmbio, educação dos filhos e aposentadoria. Quando temos prazos e valores necessários para cada um desses objetivos, devemos posicionar nossa carteira e os investimentos que serão feitos para que se alinhem com estes projetos e acompanhar com frequência.

Outro ponto relevante é o fato de que geralmente o médico é contratado via Pessoa Jurídica, dessa forma eles não possuem direitos trabalhistas como seguros obrigatórios, previdência social e/ou corporativa, férias, 13º salário, etc. Partindo dessa premissa, é extremamente importante esse profissional se planejar desde o momento que sai da faculdade, pois terá que fazer por conta própria seu próprio plano de aposentadoria no futuro e ter recurso financeiro para despesas emergenciais, férias, reformas, troca de carro, etc.

Pense num cirurgião que sofreu um acidente e perdeu o movimento de uma das mãos, ou num clínico que mesmo com uma boa renda mensal não consegue se planejar para tirar férias, pois boa parte da sua renda é gasta com despesas mensais, além de não conseguir se afastar do trabalho sem que isso impacte diretamente o padrão de vida da família, outro exemplo seria um ortopedista que poupou durante toda a sua carreira, mas só foi perceber que vinha fazendo isso de maneira errada quando de fato quis se aposentar ou viver de renda dos investimentos.

É extremamente importante ter o acompanhamento de uma assessoria especializada na execução desse planejamento, pois este profissional vai acompanhar sua vida financeira e auxiliá-lo nas decisões, pois assim como numa empresa, seus projetos e contexto financeiro muda ao longo do tempo, logo sua carteira e estratégia deverá acompanhar essas mudanças indicando as melhores alternativas de investimentos que se encaixem no seu perfil e com as mudanças de cenários econômicos.

Bons negócios!

Rafael Nelli.

4 Publicações - 1 Seguidores

  • 4 Publicações