3615 Publicações -

Sete dicas pra você estudar através de videoaulas com 100% de aprendizado

há 5 meses     -     
Sete dicas pra você estudar através de videoaulas com 100% de aprendizado


É comprovado cientificamente. Você é da área de saúde e já deve ter ouvido falar: metade do nosso cérebro está comprometida com o processamento de imagens, que têm acesso direto à memória de longo prazo. Processamos a informação visual 60 mil vezes mais rápido do que o texto. Alguma dúvida de que assistir a videoaulas é um modo eficaz de assimilar o conteúdo necessário para ser aprovado no processo seletivo dos sonhos?
 
E justamente por ter toda essa importância, vamos te ajudar a otimizar o aprendizado que as videoaulas podem te proporcionar. Fique ligado nas nossas dicas!
 
Crie uma rotina

Apesar de as videoaulas te permitirem estudar em casa, aja do modo que agiria se não estivesse lá. Vista-se como se fosse pra uma aula, assista ao conteúdo sentado - numa cadeira confortável, de preferência, porque a cama pode te tentar a deitar e, depois de deitar, dormir. Opte por horários fixos e em que você esteja disposto.
 
Saia daquelas abas

É tipo o Só Pra Contrariar mesmo: sai da minha aba, sai pra lá. Quando estiver assistindo às videoaulas, deixe apenas esta janela aberta. Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo e-mail podem te desconcentrar. Como falamos mais cedo, aja como se estivesse em sala de aula mesmo, mas nesse caso é só você, o professor e o conteúdo.
 
Tome o controle da situação

É você quem controla o professor no contexto de videoaulas. Pause o vídeo e faça anotações sempre que achar necessário. Volte alguns segundos, se necessário; avance quando achar que deve. Aquela dinâmica linear a que fomos acostumados na escola, em que o professor fala e temos que correr para acompanhá-lo, pode ser desconstruída com videoaulas. Dica da dica: assista ao vídeo uma vez e deixe para fazer anotações a partir da segunda vez.
 
Dê um tempo pra você

A professora de psicologia Daniela Moscon deu uma dica de ouro no canal da Sanar no YouTube - e que vale não só para videoaulas. É muito mais efetivo estudar uma hora por dia ao longo de oito dias, do que oito horas em um mesmo dia. Isso porque, quando a gente repete o conteúdo num espaço de tempo, a chance de retenção é maior. Dessa forma, tente assistir a uma videoaula hoje pela primeira vez e assista-a mais uma vez amanhã. Se necessário uma terceira vez, faça isso daqui a dois dias. Experimente.



Um seriado pra chamar de seu

Se você não tem como criar uma rotina ou se dedicar muito às videoaulas, faça delas o seu novo seriado da Netflix. Ao invés de assistir Grey’s Anatomy ou The Resident, ou ainda um filme de comédia pra te fazer descansar, relaxe assistindo a alguma aula sobre o assunto que vai cair no seu concurso. E pode ser sem pressão mesmo: nada de caneta ou papel, só você e seu “infotenimento”. Mas se quiser deixar algum bloco de anotações por perto… Vai que surge um insight ou inquietação durante esse tempo?
 
Um mesmo objeto, diferentes perspectivas

Note que você consegue descobrir coisas novas ao ver um mesmo objeto sob diferentes perspectivas. Essa lógica é facilmente aplicada à sua rotina de estudos. As videoaulas são apenas uma das diferentes formas de você estar em contato com o conteúdo, então, não esqueça de ler livros e materiais que sejam de interesse, fazer exercícios, responder simulados. Multiplique as formas de aprendizado.
 
Choices, meu caro e minha cara

A vida é feita de escolhas e não seria diferente com quais videoaulas assistir. Em uma pesquisa, o autor Eduardo Berrére encontrou pelo menos 2,3 milhões de videoaulas disponíveis apenas no YouTube. Por causa disso, tenha em mente critérios para escolher o material que vai te ajudar na aprovação. Veja alguns:
 
  • Opte por aulas e cursos online que tratem o conteúdo de forma objetiva e precisa, de acordo com os assuntos que são cobrados nas provas;
  • Assista a videoaulas que tragam questões comentadas. Isso pode te ajudar a tirar dúvidas, pegar dicas de professores, aprender na prática;
  • Escolha cursos online em que você pode ter acesso constante ao professor e que tragam questões e simulados ao final da lição;
  • Se for estudar por videoaulas, que elas sejam esquematizadas e tragam muitas imagens. A carga pesada de textos nos frames pode atrapalhar mais do que ajudar. Fique atento;
  • O ideal é que os professores repassem o conteúdo de forma planejada, dinâmica, criativa e espontânea, sempre trazendo a aplicação prática da teoria ensinada. Isso facilita a compreensão e consequente retenção do conteúdo;
 
Se ligue na dica: Os cursos online da Sanar são produzidos baseados na maioria desses critérios. Focados no seu aprendizado e no sucesso dos alunos da saúde. Conheça nossas videoaulas e tire a prova!
3615 Publicações - 0 Seguidores

  • 3615 Publicações