3348 Publicações -

Você não tem tempo para estudar? Tem certeza?

há 1 ano     -     
Você não tem tempo para estudar? Tem certeza?


Olá, concurseiro, tudo bem? O tema de hoje certamente é uma preocupação da grande maioria dos candidatos: o tempo disponível pra estudar. Quem trabalha ou precisa dividir seu tempo com alguma outra atividade, pode sentir uma “dor” por não ter a disponibilidade de tempo que gostaria. Mas eu te pergunto: será que não tem mesmo?

Tive o privilégio de poder dedicar meu tempo exclusivamente aos estudos. Felizmente, depois de um ano e meio na batalha, fui aprovado para o concurso de Analista de Planejamento e Orçamento da recentemente extinta SEPLAG-RJ. A partir da posse, passei a ter uma rotina igual à da grande maioria dos concurseiros: trabalho de 9 às 5, se segunda a sexta-feira. Bem, eu poderia simplesmente aceitar essa nova realidade, me dar por satisfeito e ir curtir a vida, não é mesmo?

Mas eu queria mais. E tinha consciência que eu precisaria agir diferente em relação às pessoas “normais”. Comecei a olhar a minha nova rotina e percebi que eu poderia fazer alguns ajustes que, mesmo que me dessem apenas alguns minutos de estudos a mais, já ficaria satisfeito, pois no longo prazo resultariam em grandes avanços.

Nessa época, por exemplo, eu semanalmente precisava ir a uma consulta médica, pois fazia um tratamento de alergia com vacinas. E o médico SEMPRE atrasava, pelo menos meia hora. Adivinhe o que eu passei a fazer enquanto esperava? Sim, eu estudava! Sempre tinha umas aulas salvas no celular, e mandava ver enquanto aguardava.

Outro momento que não nos damos conta é no deslocamento de casa para o trabalho. Morando perto ou longe dele, se você conseguir ler algumas poucas páginas num dia, vamos supor 5, ao final do mês serão 110 páginas a mais (considerando 22 dias úteis ao mês), e mais de mil ao longo de um ano!

Esses talvez sejam os exemplos mais comuns de momentos que desperdiçamos diariamente nos quais poderíamos estar estudando, mas subaproveitamos.

Há ainda outros momentos que eu poderia citar, como o excesso de programas sociais que nos vemos envolvidos (Ex. você precisa mesmo ir toda sexta-feira ao choppinho pós expediente?), a utilização demasiada das redes sociais e o excesso de práticas de atividades físicas.

Atenção! Eu falei do excesso! Acho a prática de uma atividade física fundamental, em breve escreverei um artigo exclusivamente sobre isso! Mas tenha em mente que você dificilmente será campeão olímpico e aprovado em um excelente concurso ao mesmo tempo! rs

Desta forma, convido você, leitor, a fazer uma auto-crítica na sua rotina e verificar se não é possível obter algum ganho. É muito provável que encontre alguma brecha. Se já fez isso e conseguiu, meus parabéns! Tenha certeza que você está no caminho certo. Concurseiro de sucesso precisa ter esse olhar afiado das arestas que tem a aparar.

Bons estudos!


Alberto Kovarik
3348 Publicações - 0 Seguidores

  • 3348 Publicações