4278 Publicações -

Você sabe a real importância do sono para quem tem uma rotina de estudos?

há 2 anos     -     
Você sabe a real importância do sono para quem tem uma rotina de estudos?


Quantas horas um concurseiro passa sentado lendo aulas em pdf, assistindo videoaulas ou fazendo provas de concursos já passados? Dedicar-se aos estudos além de importante é fundamental na trajetória para a aprovação em um Concurso Público. Mas não é suficiente e, quando em exagero, pode até atrapalhar.

Há um outro fator de muita importância no aprendizado dos estudantes que pode ser considerado tão importante quanto as horas de estudo: o sono. É quase unanimidade entre pessoas com rotina de estudos aqueles momentos em que o sono vence os textos e vídeos pelo cansaço extremo.

O ciclo vicioso iniciado pela falta de horas de sono pode ser o obstáculo entre sua dedicação e o sucesso em um certame desejado. Um dos fatores mais importante para entender as necessidades do seu corpo é criar uma rotina de sono. Muitas vezes, as pessoas vão dormir muito tarde sempre, ou não criam um horário definido para encerraras atividades do dia.

De acordo com a orientação de médicos especialistas, cada ser humano precisa dormir pelo menos 7 horas por noite, para que o cérebro esteja saudável e assim seja possível ter um bom desempenho nos estudos. Portanto, o primeiro passo é: definir um horário para dormir e acordar. Como uma rotina. Com o tempo, seu corpo agirá sozinho na rotina desejada.



Mas, se você não tem esse cronograma de sono pré-estabelecido, precisará de uma mudança de hábitos para determinar sua rotina. Se você não consegue dormir cedo, é porque sua produção de serotonina se mantém até tarde, o que te impede de sentir sono. Para evitar isso, apague aparelhos eletrônicos antes de dormir ou então use a função noturna que alguns celulares possuem. Essa função faz com que eles passem a ter uma luz amarela que não estimula a produção do hormônio e auxilia no sono.

Outro ponto importante é a qualidade do sono. A fixação da nossa memória ocorre durante o período em que dormimos e por isso é fundamental ter um sono de qualidade para aprender o que estudamos. Além de fixar o conteúdo estudado, uma noite bem dormida melhora a memória e proporciona uma sensação de bem-estar ao longo do dia. Acordar no meio da madrugada para estudar, interrompe um ciclo, e nada do que foi estudado será aprendido a longo prazo.

Se você quer ter qualidade de sono, um outro fator muito importante é que você faça exercícios físicos. Atividades leves que deixem sua mente e seu corpo relaxados, mas que não te deixem cansado ao ponto de não conseguir estudar depois, de preferência.

Ainda assim, talvez você tenha uma rotina de estudos e sono, mas, ainda assim, quando vai estudar sente aquele sono ou cansaço. Avalie o ambiente e a sua postura ao estudar. Uma postura ereta, que não dê a sensação de relaxamento extremo, jamais levará seu corpo a desligar como se fosse o momento de dormir. Assim como um local bem iluminado e que não dificulte a visualização o conteúdo.
 
4278 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 4278 Publicações