Prova - Agente de Defesa Civil - Psicólogo - IPAD - 2007

Detalhes

Profissão: Psicologo
Cargo: Agente de Defesa Civil - Psicólogo
Orgão: CODECIR
Banca: IPAD
Ano: 2007
Nivel Superior

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Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - CODECIR
Processo Seletivo Simplificado 2007
Tipo 1 Função: Agente de Defesa Civil ? Psicólogo / Nível Superior
CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

A linguagem, seja pela convergência de fatores de natureza antropológica, seja por força de uma dotação genética específica,
é um patrimônio característico de toda a humanidade. Uma propriedade do homem, independentemente de fatores sociais, de raça, de
cultura, de situação econômica, de circunstâncias de nascimento ou de diferentes modos de inserção em sua comunidade. Qualquer
criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras que
lhe permitem ativar ou construir inteiramente a gramática de sua língua.

A linguagem não é algo que se aprende ou algo que se faz: é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que
amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus
pais e de sua comunidade lingüística. Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras expressões que jamais
ouviu, operando ela mesma sobre essas novas orações com os recursos próprios do sistema ?computacional? de produção e
interpretação de seu cérebro.

Mesmo sem tomar partido nas questões mais complexas relativas a esses mecanismos e processos internos, o que se pode
dizer, em resumo, é que todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna
ou, pelo menos, a interioriza já em tenra idade, a partir de suas próprias experiências lingüísticas. Uma conseqüência disso: toda
criança já chega à escola dominando com perfeição uma complicadíssima gramática, que os lingüistas tentam descrever sem sucesso
cabal há mais de quarenta anos.

FRANCHI, Carlos; NEGRÃO, Esmeralda; MÜLLER, Ana Lúcia. Mas o que é mesmo ?gramática??
São Paulo: Parábola, 2006, pp. 24-25. Adaptado.



QUESTÃO 01 QUESTÃO 03


A visão que o autor do Texto 1 tem acerca da linguagem é a de No 1º parágrafo do Texto 1, o autor ressalta, da linguagem, o
que ela: seu caráter:

A) depende prioritariamente de fatores socioeconômicos para A) interacional.
aflorar. B) cultural.
B) desabrocha a partir do momento em que a criança chega à C) social.
escola. D) gramatical.
C) é uma das propriedades inerentes à condição de ser E) universal.
humano.
D) resulta das regras da gramática normativa ensinada pela
escola. QUESTÃO 04
E) é algo complicadíssimo e difícil de ser descrito pelos
lingüistas. ?A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como
uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se
assegurem à criança mínimas condições de acesso às
QUESTÃO 02 manifestações lingüísticas de seus pais e de sua comunidade
lingüística.? ? O segmento destacado nesse trecho desempenha
?toda criança já chega à escola dominando com perfeição uma uma função:
complicadíssima gramática? ? Nesse trecho, o termo
?gramática? foi usado para significar: A) condicional.
B) concessiva.
A) um conjunto de normas que regulam o que é certo ou C) temporal.
errado nas línguas. D) causal.
B) o complexo e difícil sistema alfabético da nossa língua E) conclusiva.
portuguesa.
C) um sistema computacional presente no cérebro das crianças
quando aprendem a falar.
D) os princípios de funcionamento do sistema lingüístico em
que alguém se insere.
E) um conjunto de regras de um sistema inato que é
despertado pela escola.


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CODECIR 2007

GABARITO DEFINITIVO

AG. DE DEFESA CIVIL - PSICÓLOGO - TIPO 1

QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA
1 C 11 E 21 D
2 D 12 C 22 D
3 E 13 C 23 B
4 A 14 D 24 A
5 B 15 C 25 B
6 A 16 E 26 B
7 C 17 E 27 C
8 E 18 C 28 C
9 D 19 B 29 A
10 C 20 B 30 ANULADA




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